O ensino experimental como ferramenta no processo reflexivo dos professores de Química (2012)
- Autores:
- Autor USP: MARCONDES, MARIA EUNICE RIBEIRO - IQ
- Unidade: IQ
- Assuntos: APTIDÃO COGNITIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; QUÍMICA
- Idioma: Português
- Resumo: Neste trabalho procurou-se por meio de uma ação de formação continuada centrada na experimentação no ensino de Química, levar os professores a refletir e avaliar suas práticas docentes, tendo em vista as atividades experimentais como uma possível ferramenta no processo de construção do conhecimento, e ainda levando em consideração o nível cognitivo dos alunos. Além disso, procurou-se verificar quais são os argumentos utilizados por eles para o desenvolvimento de atividades experimentais que corroboram a construção do conhecimento, nas escolas do Ensino Médio em Uberlândia. Os resultados, em relação à análise e à discussão dos roteiros elaborados pelos professores, mostraram que eles têm dificuldades em abordar e conduzir práticas de laboratório tendo em vista a construção do conhecimento. Também, observou-se a fragilidade da formação docente frente a esse tipo de prática pedagógica, e a dificuldade em transitar entre os níveis de conhecimentos, da observação dos fenômenos aos seus modelos explicativos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
-
ABNT
LIMA, Viviani Alves de e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. O ensino experimental como ferramenta no processo reflexivo dos professores de Química. 2012, Anais.. Campinas: ABRAPEC, 2012. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Lima, V. A. de, & Marcondes, M. E. R. (2012). O ensino experimental como ferramenta no processo reflexivo dos professores de Química. In Anais. Campinas: ABRAPEC. -
NLM
Lima VA de, Marcondes MER. O ensino experimental como ferramenta no processo reflexivo dos professores de Química. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Lima VA de, Marcondes MER. O ensino experimental como ferramenta no processo reflexivo dos professores de Química. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Mudança conceitual nos professores do ensino médio: relação entre concepções e práticas pedagógicas
- Possibilidades e limites na formação continuada de professores - estudo de um curso de capacitação em química
- A experimentação no ensino de química - algumas considerações e alguns dados de pesquisa
- Uma metodologia diferenciada de ensino-aprendizagem em química: o uso de oficinas experimentais a partir de um tema socialmente relevante "A água do mar"
- Modelo didático revelado no discurso de professor em formação
- As habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de Química em uma atividade experimental investigativa
- Metais no ensino de química: ampliando a compreensão de fenômenos químicos relacionados ao cotidiano dos alunos
- Modelos didáticos revelados no discurso de professores em formação
- As habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa
- Abordando soluções em sala de aula: uma experiência de ensino a partir das idéias dos alunos
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas