Game design inteligente: elementos de design de videogames, como funcionam e como utilizá-los dentro e fora de jogos (2012)
- Authors:
- Autor USP: WEILLER, THAíS ARRIAS - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Subjects: JOGOS DE COMPUTADOR; JOGOS ELETRÔNICOS; DESIGN GRÁFICO; APRENDIZAGEM; MOTIVAÇÃO
- Keywords: aprendizado; game; game design; learning; videogame
- Language: Português
- Abstract: Videogames são um prolífico negócio no dias de hoje, rivalizando diretamente em cifras com indústrias muito mais antigas, como Hollywood. Tamanha aceitação do público é um indicio de que videogames não podem mais ser julgados como meros joguinhos, mas sim um novo meio comunicativo, com sua própria estética e linguagem. Neste trabalho, será explorado brevemente como se caracteriza a linguagem dos videogames, sua evolução em relação a dos jogos e sua atual formatação. Parte essencial da linguagem contemporânea dos jogos digital diz respeito a sua dependência na interação do jogador e, assim sendo, partiremos para o principal estudo deste trabalho: a análise dos elementos de design que mediam esta interação. Observouse a existência de seis elementos mais recorrentes e explica-se, em mais detalhes, quais suas características e seu funcionamento. Estes elementos são: objetivos claros, feedback, nível de dificuldade, interação e sensação de controle, narrativa e estética, e socialização e imagem pessoal
- Imprenta:
- Data da defesa: 18.09.2012
-
ABNT
WEILLER, Thaís Arrias. Game design inteligente: elementos de design de videogames, como funcionam e como utilizá-los dentro e fora de jogos. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17052013-105240/. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Weiller, T. A. (2012). Game design inteligente: elementos de design de videogames, como funcionam e como utilizá-los dentro e fora de jogos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17052013-105240/ -
NLM
Weiller TA. Game design inteligente: elementos de design de videogames, como funcionam e como utilizá-los dentro e fora de jogos [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17052013-105240/ -
Vancouver
Weiller TA. Game design inteligente: elementos de design de videogames, como funcionam e como utilizá-los dentro e fora de jogos [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17052013-105240/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas