Exportar registro bibliográfico

A geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas de Parintins: entre o currículo, o cotidiano e os saberes tradicionais (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: SOUZA, JOSé CAMILO RAMOS DE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assuntos: GEOGRAFIA (ENSINO); CURRÍCULOS E PROGRAMAS
  • Palavras-chave do autor: Saber tradicional; Traditional knowledge
  • Idioma: Português
  • Resumo: O estudo da Geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas amazônicas permite leitura da complexidade do ambiente de várzea, terra firme e das relações socioeducativas, socioculturais e socioambientais, no sentido de perceber o mundo vivido por cada sujeito aprendente a partir da relação currículo-cotidiano-saberes tradicionais ou historicamente construídos, com a finalidade de exponenciar o mundo local, regional, nacional e global para que todos possam compreendê-lo e se posicionar como cidadãos e leitores críticos da realidade sistêmica que os envolve. Esta tese procura, através de seu objetivo geral, compreender a articulação entre o currículo, o cotidiano e os saberes tradicionais preexistentes na história de vida dos estudantes que frequentam as escolas ribeirinhas do município de Parintins, evidenciando os tipos de efeitos que geram nos seus matizes e nas suas representações sociais, culturais e históricas do lugar. Para adentrar no universo ribeirinho do município de Parintins foi necessário ter um olhar multirreferencial, alicerçado na fenomenologia; a navegação pelos trajetos da pesquisa permitiu desvendar parte das comunidades ribeirinhas de Parintins, quando se procura conhecer cada lugar para perceber a geografia existente e assim poder justificar, objetivar, problematizar e estabelecer hipótese, dentro de uma indefinição definida do lugar e do objeto da pesquisa. Neste percurso vivido, despontou as construções de saberes e o lugar de vida nas relaçõesculturais, quando os saberes do passado vivenciados nos ensinamentos do presente fazem a Amazônia se destacar como um lugar de múltiplas construções de vida amazônica a partir da vida do ribeirinho, na qual construiu o seu lugar de vida, seja na terra firme e várzea. Ao ancorar na escola da água, da terra e floresta em Parintins, visualizou-se a Escola, currículo e ensino de Geografia na Comunidade de Menino Deus Itaboraí do Meio (várzea) e Santa Maria Vila Amazônia (terra firme), onde o ensino está ligado diretamente a uma proposta curricular de visão urbana, na qual não se permite uma leitura da geografia existente em cada comunidade ou lugar de vida, onde o ensino seriado ou multisseriado tornam águas turvas no conhecimento, conduzindo a uma aprendizagem conturbada e sem perspectiva de novas propostas para a escola de várzea ou de terra firme de Parintins. Nesta perspectiva aprofundou-se o olhar para perceber a geografia e cartografia nas escolas das comunidades ribeirinhas de Parintins a partir de cada resposta ou desenho realizado pelos estudantes em confronto com a geografia existente nos livros didáticos, utilizado como fim e não como meio, mas como recurso didático que emerge de quem o utiliza. Então, entre o risco e o rabisco do estudante, passa-se a ter uma visão da realidade de cada aprendente, considerando que o saber tradicional nas comunidades ribeirinhas de Parintins são possibilidades didáticas para ensinar e aprender Geografia. Percebe-se a necessidade dediscussões coletivas para se tentar construir um currículo multicultural que oportunize o fortalecimento do sentimento de pertencimento do estudante da escola de várzea e terra firme a partir da importância do lugar vivido como lugar de vida
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.07.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SOUZA, José Camilo Ramos de. A geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas de Parintins: entre o currículo, o cotidiano e os saberes tradicionais. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08082013-102213/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Souza, J. C. R. de. (2013). A geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas de Parintins: entre o currículo, o cotidiano e os saberes tradicionais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08082013-102213/
    • NLM

      Souza JCR de. A geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas de Parintins: entre o currículo, o cotidiano e os saberes tradicionais [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08082013-102213/
    • Vancouver

      Souza JCR de. A geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas de Parintins: entre o currículo, o cotidiano e os saberes tradicionais [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08082013-102213/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024