Didática e história: encontros possíveis (2010)
- Autor:
- Autor USP: MATE, CECILIA HANNA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: CURRÍCULOS E PROGRAMAS; REFORMA DO ENSINO; DIDÁTICA; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- Palavras-chave do autor: Currículo; Curriculum; Didactics; Didática; História da educação; History of education; Reform; Reforma
- Idioma: Português
- Resumo: Neste trabalho procurei discutir o entrelaçamento entre os campos que me constituíram na pesquisa e na docência: a Didática e a História da Educação. Tal operação foi em grande parte elaborada por constantes interrogações que, originadas em um campo, alimentavam o outro, reciprocamente. Ao modo de revisão, os escritos aqui compilados registram minha produção, e o fazem (re)visitando e (re)descobrindo autores, temas e problemas. O transcorrer do tempo e das fases refizeram rotas de modo que novas (e velhas) perguntas puderam ser formuladas (e reformuladas) sob o embate do presente. A ideia matriz que deu sentido e imprimiu significado ao presente trabalho foi mobilizada pelos discursos produtores de verdade sobre educação: discursos com as quais parece cada vez mais difícil conviver. Esse mal-estar foi ganhando forma, encontrando denominações apropriadas e se transformando em problemas para a investigação, de modo que buscar a constituição histórica desses discursos passou a me mover na arena da pesquisa. Para isso, foram evocados autores cujas ferramentas teóricas vieram ao encontro de problematizações aqui feitas em torno de saberes sobre escola, pedagogia, currículo e didática. Para esta escrita trouxe temas da reforma (fenômeno que marca a história da educação desde o início do século XX), de arquivos e memória, do currículo e da didática. A abordagem utilizada para pensar esses tópicos se pautou na tentativa de compreender como chegamos às situações atuais deensino. Nesse sentido, o passado e o presente se entrelaçaram no transcurso dessa narrativa. Por isso, na conclusão deste trabalho retomo tópicos da história do currículo para pensar como a Didática é constituída em nossos dias: o que privilegia, o que valoriza, que sentidos dá às atividades escolares, mas também, e ao mesmo tempo, pensar como a Didática pode inventar outra linguagem, outros modos de fazer e pensar o ensino
- Imprenta:
- Data da defesa: 03.12.2010
-
ABNT
MATE, Cecilia Hanna. Didática e história: encontros possíveis. 2010. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-18092013-121843/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Mate, C. H. (2010). Didática e história: encontros possíveis (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-18092013-121843/ -
NLM
Mate CH. Didática e história: encontros possíveis [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-18092013-121843/ -
Vancouver
Mate CH. Didática e história: encontros possíveis [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-18092013-121843/ - O discurso da racionalidade para as escolas paulistas dos anos 30 e a nacionalização do ensino
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