Elaboração de roteiro para debate sobre bullying nas comunidades escolares municipais de Bauru (2012)
- Authors:
- USP affiliated authors: OLIVEIRA, ARIADNES NOBREGA DE - FOB ; MACHADO, MARIA APARECIDA MIRANDA DE PAULA - FOB ; MARCANDAL, GESSYKA GOMES - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: ROTEIROS; BULLYING; ESCOLAS; BAURU (SP)
- Language: Português
- Abstract: Introdução: Em um programa de pré-iniciação científica, desenvolvido pela Comissão de Pesquisa da Universidade de São Paulo, duas alunas do segundo ano do ensino médio da cidade de Bauru-SP participaram de um projeto de pesquisa a cerca do fenômeno Bullying nas escolas municipais de Bauru que visava a inclusão do estudante em uma cultura da paz. Objetivo: elaborar um roteiro de debates para a comunidade escolar da rede municipal de educação. Método: Após contato com a Secretaria de Educação de Bauru foi criado um grupo de estudos com professores da rede de ensino a respeito de Bullying que, ao final do programa de Educação Permanente, elaborou, junto aos professores e pesquisadores do assunto, além das alunas de pré-iniciação científica, um roteiro de debates e reflexões. O norte do roteiro foi apontado pelos professores, por meio de grupo focal, e a organização foi realizada pelas alunas de ensino médio e fonoaudióloga pesquisadora, coordenadas pelo docente responsável pelo projeto de pesquisa. A composição foi realizada em cerca de três meses e vinte encontros entre as alunas de ensino médio, a fonoaudióloga e a coordenadora. Resultados: O roteiro constou de questões teóricas implicadas no tema, atividades interativas, apresentação de pesquisas, legislação, telefones e endereços para notificações no município, sugestões de livros, filmes, sites e bibliografia científica para que pudesse ser utilizado em debates entre os docentes e na atuação desses professores em sala de aula. Discussão: A temática sobre a prevenção da prática do Bullying tem sido um assunto bastante discutido. No entanto, a literatura traz poucos trabalhos sobre como inserir os estudantes em atividades que promovam situações de argumentação crítica e reflexiva a respeito do assunto.Na tentativa de suprir essa lacuna o projeto buscou estudar formas de inserção do estudante em atividades que proporcionaram circunstâncias características de reflexão sobre o tema Bullying e o impacto que esse processo possa ocasionar no ambiente escolar. Conclusões: Durante a intervenção pedagógica foi possível potencializar os conhecimentos dos professores em relação ao fenômeno Bullying e valorizar comentários, considerações e perspectivas das estudantes presentes. Os professores construíram ou aderiram aos programas de promoção de cultura da paz, dentro de suas realidades locais. Com relação ao roteiro, esse foi impresso e distribuído a todas as escolas municipais de Bauru para auxiliar no trabalho de implantação desses programas.
- Imprenta:
- Publisher: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2012
- Source:
- Título do periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- ISSN: 2179-0841
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, suplemento, p. 2760, 2012
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
OLIVEIRA, Ariadnes Nobrega de e MACHADO, Maria Aparecida Miranda de Paula e MARCANDAL, Gessyka Gomes. Elaboração de roteiro para debate sobre bullying nas comunidades escolares municipais de Bauru. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. . Acesso em: 23 abr. 2024. , 2012 -
APA
Oliveira, A. N. de, Machado, M. A. M. de P., & Marcandal, G. G. (2012). Elaboração de roteiro para debate sobre bullying nas comunidades escolares municipais de Bauru. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Oliveira AN de, Machado MAM de P, Marcandal GG. Elaboração de roteiro para debate sobre bullying nas comunidades escolares municipais de Bauru. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 17 2760.[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Oliveira AN de, Machado MAM de P, Marcandal GG. Elaboração de roteiro para debate sobre bullying nas comunidades escolares municipais de Bauru. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 17 2760.[citado 2024 abr. 23 ] - Pesquisa interdisciplinar como método didático de conscientização e conhecimento do fenômeno bullying
- Fonoaudiologia e alimentação do escolar
- Práticas de ensino-aprendizagem e de pesquisa com abordagem qualitativa interdisciplinar para conscientização e conhecimento do fenômeno bullying
- Programa de pré-iniciação científica: as surpresas com alunos de ensino médio
- Educação permanente para professores e educadores de creche
- Grupo focal e uso da pesquisa interdisciplinar para conscientização e conhecimento do fenômeno bullying
- Pesquisa interdisciplinar como método didático de conscientização e conhecimento do fenômeno bullying
- Aplicação e análise de um programa de capacitação para educadoras de creche em Rondônia
- Fonoaudiologia e educação inclusiva
- Fonoaudiologia e educação inclusiva
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas