Objetos de aprendizagem: ferramentas tecnológicas na educação executiva (2012)
- Authors:
- Autor USP: MIGUEL, DOUGLAS GREGORIO - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Subjects: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; APRENDIZAGEM; CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; EXECUTIVOS
- Keywords: Complexity; Conectividade; Connectivity; Construction of knowledge; Digital technologies for information and communication; Educação executiva; Executive Education; Learning objects; Objetos de aprendizagem; Tecnologias digitais de informação e comunicação
- Language: Português
- Abstract: O advento das tecnologias digitais de informação e comunicação - TICS - está promovendo uma série de rupturas na cultura, como a substituição do modelo linear e vertical da educação baseada na autoridade do professor, por um processo horizontal, no qual as trocas ocorrem em rede, onde todos os elementos são ativos. Para que ocorram essas trocas são necessárias ferramentas que funcionem como elementos vetoriais ligando os atores envolvidos nessa rede, agindo como catalisadores de ações e reações nos processos de produção, aquisição, compartilhamento e construção dinâmica do conhecimento. Essas ferramentas são os objetos de aprendizagem, unidades digitais pedagógicas reusáveis, interativas, granulares e disponíveis na rede. O trabalho tem como objetivo explicar o mecanismo pelo qual o conhecimento é produzido e compartilhado dentro da relação entre as TICs e a educação, a partir da análise de uma experiência em educação executiva e do papel que os objetos de aprendizagem exerceram ao longo desse processo, sob a perspectiva dos professores e dos educandos, buscando entender os novos significados do saber que surge na complexidade da relação das partes com o todo, identificando vantagens, limites, possibilidades e desdobramentos do uso dos objetos de aprendizagem na educação executiva. Partindo das teorias de Edgar Morin sobre a educação na contemporaneidade e das relações entre computadores e educação segundo Seymour Papert, o trabalho trata da conectividade de Peter Senge e da andragogia de Malcolm Knowles diante das exigências pedagógicas nasorganizações; analisando o problema da conceituação de objeto de aprendizagem e seu papel estruturador do pensamento, o estudo apresenta em suas considerações finais o surgimento do Massive Open Online Course - MOOC e seu significado nos processos de educação executiva
- Imprenta:
- Data da defesa: 18.10.2012
-
ABNT
MIGUEL, Douglas Gregorio. Objetos de aprendizagem: ferramentas tecnológicas na educação executiva. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17042013-143359/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Miguel, D. G. (2012). Objetos de aprendizagem: ferramentas tecnológicas na educação executiva (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17042013-143359/ -
NLM
Miguel DG. Objetos de aprendizagem: ferramentas tecnológicas na educação executiva [Internet]. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17042013-143359/ -
Vancouver
Miguel DG. Objetos de aprendizagem: ferramentas tecnológicas na educação executiva [Internet]. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17042013-143359/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas