Percepção dos usuários do SUS: expectativa e satisfação do atendimento na Estratégia de Saúde da Família (2012)
- Autores:
- Autores USP: HERRERA, SIMONE APARECIDA LOPES - FOB ; CALDANA, MAGALI DE LOURDES - FOB ; TOMITA, NILCE EMY - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/S1516-18462012005000010
- Assuntos: POLÍTICAS PÚBLICAS; SATISFAÇÃO DO PACIENTE; SAÚDE DA FAMÍLIA
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: este trabalho buscou analisar as percepções quanto à satisfação e expectativas dos usuários dos serviços de saúde de um território atendido pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), do município de Bauru, Estado de São Paulo, e assim, promover um direcionamento no acolhimento e atenção dada aos indivíduos ali atendidos. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Fizeram parte da pesquisa 10 usuários da ESF selecionados por meio de amostragem oportunista. Foi utilizado um questionário semi-estruturado e as entrevistas foram gravadas em áudio para posterior análise do discurso. A referida pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FOB/USP bem como pela Secretaria Municipal de Saúde, sob protocolo numero 167/2009.Para aprovação neste CEP, a pesquisa contou com o cadastro no Conselho Nacional de Saúde (CONEP), via Sistema Nacional de Ética em Pesquisa (SISNEP) Resultados: verificou-se com os resultados obtidos que os usuários estão satisfeitos com o atendimento recebido. Além disso, notou-se a presença da participação popular quanto à divisão de responsabilidades no cuidado à saúde. No entanto, apresentaram queixas quanto à lentidão no referenciamento para a média e a alta complexidade. Conclusão: a Fonoaudiologia concentra parte das suas atividades na média e alta complexidade, níveis citados como insatisfação do usuário. Assim sendo, sugere-se o desenvolvimento desta pesquisa em locais cuja atuação fonoaudiológica esteja presente.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista CEFAC
- ISSN: 1516-1846
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 14, n. 6, p. 1108-1114, nov./dez. 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
ARAKAWA, Aline Megumi et al. Percepção dos usuários do SUS: expectativa e satisfação do atendimento na Estratégia de Saúde da Família. Revista CEFAC, v. no/dez. 2012, n. 6, p. 1108-1114, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462012005000010. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Arakawa, A. M., Lopes-Herrera, S. A., Caldana, M. de L., & Tomita, N. E. (2012). Percepção dos usuários do SUS: expectativa e satisfação do atendimento na Estratégia de Saúde da Família. Revista CEFAC, no/dez. 2012( 6), 1108-1114. doi:10.1590/S1516-18462012005000010 -
NLM
Arakawa AM, Lopes-Herrera SA, Caldana M de L, Tomita NE. Percepção dos usuários do SUS: expectativa e satisfação do atendimento na Estratégia de Saúde da Família [Internet]. Revista CEFAC. 2012 ; no/dez. 2012( 6): 1108-1114.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-18462012005000010 -
Vancouver
Arakawa AM, Lopes-Herrera SA, Caldana M de L, Tomita NE. Percepção dos usuários do SUS: expectativa e satisfação do atendimento na Estratégia de Saúde da Família [Internet]. Revista CEFAC. 2012 ; no/dez. 2012( 6): 1108-1114.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-18462012005000010 - Resolutividade dos problemas de saúde e satisfação com o atendimento da ESF no interior de São Paulo: opinião do usuário
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Informações sobre o DOI: 10.1590/S1516-18462012005000010 (Fonte: oaDOI API)
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