Teaching of the Integrated Management of Childhood Illness strategy in undergraduate nursing programs (2013)
- Authors:
- USP affiliated authors: FUJIMORI, ELIZABETH - EE ; VERISSIMO, MARIA DE LA Ó RAMALLO - EE ; BORGES, ANA LUIZA VILELA - EE ; MELLO, DÉBORA FALLEIROS DE - EERP ; NASCIMENTO, LUCILA CASTANHEIRA - EERP
- Unidades: EE; EERP
- DOI: 10.1590/S0104-11692013000300002
- Subjects: ATENÇÃO À SAÚDE; SAÚDE DA CRIANÇA; ENFERMAGEM; ENSINO SUPERIOR; ESTUDOS TRANSVERSAIS
- Language: Inglês
- Abstract: OBJETIVO: descrever e analisar o ensino da Estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, praticado na graduação em enfermagem no Brasil. MÉTODO: estudo transversal que integrou pesquisa internacional. Foram convidados a acessar o questionário eletrônico 571 cursos de graduação identificados no país. A coleta de dados foi realizada de maio a outubro de 2010. RESULTADOS: responderam ao questionário 142 cursos, sendo 3/4 (três quartos) privados, com algumas diferenças do ensino entre as instituições públicas e privadas. A estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância integrava o conteúdo teórico de 64% dos cursos e o conteúdo prático de 50%. Unidades básicas de saúde eram os locais mais usados para ensino prático. O módulo tratamento era o menos ensinado e poucos cursos possuíam os manuais da estratégia. Todos utilizavam provas para avaliação, mas a participação em aulas era mais considerada nas privadas. Houve diferença somente quanto à capacitação docente na estratégia, com maioria nas instituições públicas. CONCLUSÃO: apesar da relevância da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância no cuidado à criança, seu conteúdo não é abordado em todos os cursos de graduação e constatam-se falta de capacitação docente e de material didáticoOBJETIVO: se describió y analizó la enseñanza de la estrategia Atención Integrada a las Enfermedades Prevalentes de la Infancia en la formación de licenciados en enfermería en Brasil. MÉTODO: estudio transversal que integró una investigación internacional multicéntrica. Fueron invitados a acceder al cuestionario electrónico, 571 cursos identificados en el país. La recolección de datos fue realizada de mayo a octubre de 2010. RESULTADOS: 142 cursos respondieron al cuestionario, siendo tres cuartos privados. La estrategia Atención Integrada a las Enfermedades Prevalentes de la Infancia integraba el contenido teórico de 64% y práctico de 50% de los cursos. La práctica ocurría principalmente en servicios de atención primaria. El módulo tratamiento era el menos enseñado y pocos cursos poseían los manuales de la estrategia. Todos evaluaban los estudiantes con pruebas; y en las privadas si valoraba además la participación en clase. Las instituciones públicas tenían más docentes capacitados en la estrategia. CONCLUSÍON: a pesar de su relevancia en el cuidado al niño, la estrategia Atención Integrada a las Enfermedades Prevalentes de la Infancia no está incorporada en todos los cursos de licenciatura en enfermería en Brasil y falta capacitación docente y material didáctico para hacerlo
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2013
- Source:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 21, n. 3, p. 655-662, 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: green
- Licença: other-oa
-
ABNT
FUJIMORI, Elizabeth et al. Teaching of the Integrated Management of Childhood Illness strategy in undergraduate nursing programs. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 3, p. 655-662, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300002. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Fujimori, E., Higuchi, C. H., Cursino, E. G., Veríssimo, M. D. L. Ó. R., Borges, A. L. V., Mello, D. F. de, et al. (2013). Teaching of the Integrated Management of Childhood Illness strategy in undergraduate nursing programs. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 21( 3), 655-662. doi:10.1590/S0104-11692013000300002 -
NLM
Fujimori E, Higuchi CH, Cursino EG, Veríssimo MDLÓR, Borges ALV, Mello DF de, Nascimento LC, Behn V, Wilson LL. Teaching of the Integrated Management of Childhood Illness strategy in undergraduate nursing programs [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2013 ; 21( 3): 655-662.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300002 -
Vancouver
Fujimori E, Higuchi CH, Cursino EG, Veríssimo MDLÓR, Borges ALV, Mello DF de, Nascimento LC, Behn V, Wilson LL. Teaching of the Integrated Management of Childhood Illness strategy in undergraduate nursing programs [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2013 ; 21( 3): 655-662.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300002 - O ensino da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) em cursos de graduação em enfermagem no Brasil
- O ensino da atenção integrada às doenças prevalentes na infãncia (AIDPI) em cursos de graduação em enfermagem no Brasil
- Teaching the integrated management of childhood illness (IMCI): effects on student knowledge and confidence
- Promoting the teaching of integrated management of childhood illness (IMCI) in nursing schools in Latin America
- Opinião de acompanhantes de crianças em quimioterapia ambulatorial sobre uma quimioteca no Município de São Paulo
- Ensinando a gestão integrada das doenças infantis (GIDI): efeitos no conhecimento e na confiança dos alunos
- Peer-to-peer mentoring around the globe
- Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) na prática de enfermeiros egressos da USP
- Incorporação da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) na prática profissional de enfermeiros
- Cuidar em enfermagem na primeira infância: contribuições do reconhecimento intersubjetivo
Informações sobre o DOI: 10.1590/S0104-11692013000300002 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
FUJIMORI, E doc 126.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas