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A proposição de um modelo de análise para a indústria criativa de videogames no Brasil (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: CARDOSO, MARCOS VINICIUS - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: EMPREENDEDORISMO; CRIATIVIDADE; SOFTWARES; INDÚSTRIA CULTURAL
  • Palavras-chave do autor: Análise setorial; Creativity; Cultural industry; Entrepreneurship; Industrial analysis; Software; Video game; Videogames
  • Idioma: Português
  • Resumo: O mercado de videogames brasileiro e internacional apresenta forte crescimento e oportunidades de geração de emprego e renda. Este trabalho propõe um modelo de análise para a indústria de videogames brasileira que permita, tanto aos dirigentes do setor como ao governo, analisar políticas e ações que contribuam para o desenvolvimento da indústria de jogos eletrônicos no Brasil. Partindo do conceito de Economia Criativa, foram encontrados aspectos que impactam diretamente o desenvolvimento das indústrias criativas e os resultados que são esperados deste desenvolvimento. Numa pesquisa exploratória, sete destes aspectos (Tecnologia, Demanda, Governo, Propriedade Intelectual, Capital Humano, Empreendedorismo Criativo e Clusters Criativos) foram selecionados para o modelo como variáveis latentes e três foram as resultantes propostas (Faturamento, Emprego e Exportação). O resultado mostra que estas sete macrovariáveis do modelo e seus subitens são importantes para a indústria criativa de videogames e têm impactos diferenciados. A criação de um Índice permitiu identificar as variáveis prioritárias e sugerir políticas, com resultados esperados de curto e longo prazo. Tais resultados abrem portas para estudos comprobatórios, como a utilização de variáveis que possam operacionalizar modelos quantitativos de análise, assim como servem para que os dirigentes do setor possam entender melhor a necessidade de coordenação, ação conjunta e políticas de apoio ao crescimento de emprego, rendae exportações do setor
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.04.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CARDOSO, Marcos Vinicius. A proposição de um modelo de análise para a indústria criativa de videogames no Brasil. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24062013-182243/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Cardoso, M. V. (2013). A proposição de um modelo de análise para a indústria criativa de videogames no Brasil (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24062013-182243/
    • NLM

      Cardoso MV. A proposição de um modelo de análise para a indústria criativa de videogames no Brasil [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24062013-182243/
    • Vancouver

      Cardoso MV. A proposição de um modelo de análise para a indústria criativa de videogames no Brasil [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24062013-182243/

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