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Estímulos no ambiente de compra online: impacto na intenção de recompra do consumidor (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: CONDE, ANA CRISTINA PINZKOSKI - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; INTERNET; COMÉRCIO ELETRÔNICO; WEB SITES; CONTEÚDO; ARRANJO FÍSICO
  • Palavras-chave do autor: Consumer behavior; E-commerce; On-line shopping; Web content
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente dissertação investiga o quanto influencias situacionais, presentes nos sites de empresas do comércio eletrônico, impactam na intenção de recompra do consumidor online. Para tanto, um modelo teórico integrativo foi desenvolvido e investigado, baseado em uma revisão teórica dos principais estudos que pesquisam intenção de compra no e-commerce. Buscou-se o desenvolvimento de um modelo que proporcionasse uma explicação abrangente dos principais fatores advindos do contexto de compra nos sites que tivessem uma relação positiva com a satisfação e intenção de recompra do consumidor. Uma das grandes contribuições dessa dissertação é a identificação dos fatores presentes nos sites de empresas do e-commerce mais importantes no processo de decisão de compra do consumidor. Como contribuição teórica, esse modelo desenvolvido abrange além dos principais construtos que já estão sendo investigados nesta área de estudos (conteúdo, layout, risco percebido e diversão) construtos ainda não investigados em um mesmo modelo: Tipo de apelo utilizado na comunicação, Comunicação do preço, Tipo de manchete e Facilidade percebida na realização da transação. Além disso, investigou-se se a variável gerações de consumidores seria moderadora destas relações. Os dados desse estudo foram coletados a partir de uma amostra de 228 questionários válidos aplicados em consumidores que utilizam a Internet para realizar compras. O método de coleta de dados aplicado nesta pesquisa foi a pesquisa do tiposurvey com questionários auto-administrados pela Internet. Para a análise de dados primários coletados, optou-se pelo uso do mínimo quadrado parcial (Partial Least Squares ou PLS) para a obtenção tanto das relações dos construtos independentes e dependentes, como também das relações existentes entre todos os construtos do modelo proposto. Resultados obtidos demonstram que a satisfação afeta diretamente a intenção de recompra do consumidor. Além disso, todos os construtos do modelo tiveram a hipótese sustentada, indicando influencias com magnitudes distintas, mas todas positivas. A variável gerações demonstrou moderar a relação de 4 dos 8 construtos da pesquisa. Destaca-se por fim que o modelo proposto permite a explicação de elevada proporção da variância total da intenção de recompra
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.04.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CONDE, Ana Cristina Pinzkoski. Estímulos no ambiente de compra online: impacto na intenção de recompra do consumidor. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10062013-160834/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Conde, A. C. P. (2013). Estímulos no ambiente de compra online: impacto na intenção de recompra do consumidor (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10062013-160834/
    • NLM

      Conde ACP. Estímulos no ambiente de compra online: impacto na intenção de recompra do consumidor [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10062013-160834/
    • Vancouver

      Conde ACP. Estímulos no ambiente de compra online: impacto na intenção de recompra do consumidor [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-10062013-160834/

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