As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação (2013)
- Autores:
- Autor USP: FIORI, VIVIAN - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLG
- Assuntos: GEOGRAFIA; LICENCIATURA; TERRITÓRIO
- Palavras-chave do autor: Análise de situação; Interiorização; Interiorization; Situation analysis
- Idioma: Português
- Resumo: Esta tese trata da análise das condições existentes nos cursos de licenciatura em Geografia com a mediação do território brasileiro. A existência destes cursos tem relação com os processos históricos, sociais, políticos e espaciais. Os eventos, sobretudo os relativos à educação superior, são fundamentais para o entendimento de algumas de suas principais características. Nesta pesquisa, constatou-se que algumas das problemáticas destes cursos, embora em novas condições políticas, educacionais e espaciais, permanecem ainda hoje, tais como: a relação dos perfis dos cursos de licenciatura e bacharelado, a dicotomia entre Geografia Física e Humana, bem como a falta de professores, entre outras. Para operacionalizar esta pesquisa, privilegiou-se a análise dos cursos no período pós 1996, devido à influência das políticas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), pela legislação própria das licenciaturas (2002), pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Geografia (2002), pelo sistema de avaliação de cursos e pelo Plano de Expansão das IES Federais (2007). Os dados qualitativos e quantitativos nesta tese são, principalmente, provenientes de depoimentos de docentes, coordenadores e discentes das licenciaturas em Geografia no Brasil; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do questionário socioeconômico dos estudantes de Geografia, que fizeram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade),nas dimensões docente, discente e de elementos curriculares dos cursos, a partir dos quais foram produzidos gráficos, tabelas e mapas. Após uma apresentação geral dos cursos, realizou-se uma análise pormenorizada da situação das licenciaturas em Geografia na Amazônia, Maranhão, Piauí, Pernambuco e dos cursos de Geografia oferecidos a Distância, que se interiorizaram no território brasileiro. Decorre como resultado da pesquisa que o processo de interiorização criou algumas singularidades nas licenciaturas pesquisadas, que têm relação com a formação e dinâmica territorial do Brasil, com o tipo de IES no qual o curso está inserido e com a modalidade na qual a licenciatura em Geografia é oferecida
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.02.2013
-
ABNT
FIORI, Vivian. As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25042013-122738/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Fiori, V. (2013). As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25042013-122738/ -
NLM
Fiori V. As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25042013-122738/ -
Vancouver
Fiori V. As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25042013-122738/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas