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As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação (2013)

  • Authors:
  • Autor USP: FIORI, VIVIAN - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Subjects: GEOGRAFIA; LICENCIATURA; TERRITÓRIO
  • Keywords: Análise de situação; Interiorização; Interiorization; Situation analysis
  • Language: Português
  • Abstract: Esta tese trata da análise das condições existentes nos cursos de licenciatura em Geografia com a mediação do território brasileiro. A existência destes cursos tem relação com os processos históricos, sociais, políticos e espaciais. Os eventos, sobretudo os relativos à educação superior, são fundamentais para o entendimento de algumas de suas principais características. Nesta pesquisa, constatou-se que algumas das problemáticas destes cursos, embora em novas condições políticas, educacionais e espaciais, permanecem ainda hoje, tais como: a relação dos perfis dos cursos de licenciatura e bacharelado, a dicotomia entre Geografia Física e Humana, bem como a falta de professores, entre outras. Para operacionalizar esta pesquisa, privilegiou-se a análise dos cursos no período pós 1996, devido à influência das políticas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), pela legislação própria das licenciaturas (2002), pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Geografia (2002), pelo sistema de avaliação de cursos e pelo Plano de Expansão das IES Federais (2007). Os dados qualitativos e quantitativos nesta tese são, principalmente, provenientes de depoimentos de docentes, coordenadores e discentes das licenciaturas em Geografia no Brasil; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do questionário socioeconômico dos estudantes de Geografia, que fizeram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade),nas dimensões docente, discente e de elementos curriculares dos cursos, a partir dos quais foram produzidos gráficos, tabelas e mapas. Após uma apresentação geral dos cursos, realizou-se uma análise pormenorizada da situação das licenciaturas em Geografia na Amazônia, Maranhão, Piauí, Pernambuco e dos cursos de Geografia oferecidos a Distância, que se interiorizaram no território brasileiro. Decorre como resultado da pesquisa que o processo de interiorização criou algumas singularidades nas licenciaturas pesquisadas, que têm relação com a formação e dinâmica territorial do Brasil, com o tipo de IES no qual o curso está inserido e com a modalidade na qual a licenciatura em Geografia é oferecida
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.02.2013
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      FIORI, Vivian. As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25042013-122738/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Fiori, V. (2013). As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25042013-122738/
    • NLM

      Fiori V. As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25042013-122738/
    • Vancouver

      Fiori V. As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-25042013-122738/

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