Exportar registro bibliográfico

A supervisão como parte do processo de formação continuada do educador social: uma mediação necessária para a construção e desenvolvimento do trabalho socioeducativo (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, GERSON HEIDRICH DA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assuntos: SUPERVISÃO ESCOLAR; FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR; MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
  • Palavras-chave do autor: Continuing Education; Educador Social; Formação Continuada; Mediação; Mediation; Social Educator; Socioeducative; Socioeducativo; Supervisão; Supervision
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese, inserida nos campos da Psicologia e da Educação, tem como objetivo analisar a supervisão no contexto da formação continuada do educador social, verificando, a partir da perspectiva do próprio educador, se ela é fundamental para a sua formação crítica e reflexiva, assegurando-lhe a construção da sua autonomia para o trabalho socioeducativo. Para tanto, dois planos de estudos são percorridos: o teórico e o prático. No campo teórico, estuda-se autores que discutem a supervisão na educação formal, ou seja, a escolar, bem como no contexto do trabalho socioeducativo. A partir disso, apresentamos algumas características de um processo de supervisão que servem de referência para o desenvolvimento do segundo plano, o prático, o qual corresponde à pesquisa de campo, com a participação de seis educadores sociais, de nível universitário, atuantes na cidade de São Paulo e arredores, que já vivenciaram e/ou estão vivenciando um processo de supervisão voltado para a prática cotidiana. Por meio da análise do material disponibilizado pelos sujeitos, composto do relato de duas experiências de atendimentos realizados por eles, sendo um submetido à supervisão e outro não, e uma entrevista presencial, é verificado o sentido que esses educadores atribuem à supervisão para a sua formação. A análise desse material revela o que eles consideram fundamental: ter um espaço de supervisão que lhes permita e facilite a exposição das ações que realizam, bem como dos sentimentos que afloramdurante o desenvolvimento dessas ações. Reivindicam, de certa forma, a necessidade de serem acolhidos (ou se sentirem acolhidos) em suas mais diversas manifestações, tanto de ordem teórica quanto emocional, o que remete à supervisão como um espaço de mediação voltado para a formação teórico-metodológica sem desconsiderar a humana, assegurando a construção de um sujeito crítico e reflexivo. Assim, nessa proposta de supervisão, destaca-se a importância de um supervisor mais experiente, estudioso, pesquisador e fomentador de pesquisas em relação à complexidade social e à prática socioeducativa. Nesse sentido, sua competência deve assegurar às suas intervenções o investimento nas potencialidades dos educadores sociais, contrapondo-se às carências instauradas no exercício da prática socioeducativa que, invariavelmente, têm levado à reificação dos que dela compartilham
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.04.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Gerson Heidrich da. A supervisão como parte do processo de formação continuada do educador social: uma mediação necessária para a construção e desenvolvimento do trabalho socioeducativo. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15052013-162016/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Silva, G. H. da. (2013). A supervisão como parte do processo de formação continuada do educador social: uma mediação necessária para a construção e desenvolvimento do trabalho socioeducativo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15052013-162016/
    • NLM

      Silva GH da. A supervisão como parte do processo de formação continuada do educador social: uma mediação necessária para a construção e desenvolvimento do trabalho socioeducativo [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15052013-162016/
    • Vancouver

      Silva GH da. A supervisão como parte do processo de formação continuada do educador social: uma mediação necessária para a construção e desenvolvimento do trabalho socioeducativo [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15052013-162016/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024