Evaluation of self-esteem in nursing teachers at public and private universities (2013)
- Authors:
- USP affiliated authors: MARZIALE, MARIA HELENA PALUCCI - EERP ; ROBAZZI, MARIA LUCIA DO CARMO CRUZ - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/S0104-11692013000700010
- Subjects: IDOSOS; ENVELHECIMENTO; ASSISTÊNCIA À SAÚDE; ESTUDOS TRANSVERSAIS
- Language: Inglês
- Abstract: OBJETIVO: avaliar a autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada e comparar as medidas apresentadas pelos dois grupos de professores. MÉTODO: trata-se de pesquisa descritiva, correlacional, transversal, quantitativa, desenvolvida com 71 docentes de duas universidades (pública e privada) de um município do sul do Estado de Minas Gerais. Utilizaram-se um questionário, após validação e teste piloto, e a Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: constatou-se que a maioria dos docentes apresentou autoestima alta, não havendo diferença significativa entre os dois grupos. Analisando-se os escores contínuos dessa escala, observou-se diferença significativa entre as universidades, mostrando que os docentes da universidade privada apresentaram escores mais baixos de autoestima. A Escala de Autoestima de Rosenberg apresentou valor alto de coeficiente alfa. CONCLUSÃO: a autoestima alta foi predominante nos professores estudados, mas os da universidade privada apresentaram escores mais baixos. Esses dados podem auxiliar as instituições a refletir sobre o assunto e investir na construção de ambientes saudáveis, tendo como protagonista o trabalhador/docente de enfermagem, representando avanços para o conhecimento da temática na área de enfermagemOBJETIVO: evaluar la autoestima de profesores de Enfermería en universidades pública y privada y comparar las medidas presentadas por los dos grupos de profesores. MÉTODO: Se trata de una investigación descriptiva, correlacional, transversal, cuantitativa, desarrollada con 71 profesores de dos universidades (pública y privada) de un municipio en el sur del estado de Minas Gerais, Brasil. Se utilizó un cuestionario, tras prueba piloto y validación, y la Escala de Autoestima de Rosenberg. RESULTADO: Se encontró que la mayoría de los profesores tenía autoestima alta, sin diferencia significativa entre los dos grupos. Cuando se analizaron los resultados continuos en esta escala, fue encontrada una diferencia significativa entre las universidades, que muestra que los profesores universitarios privados tenían puntuaciones más bajas de autoestima. La Escala de Autoestima de Rosenberg mostró un alto coeficiente alfa. CONCLUSIÓN: La autoestima alta predominó entre los profesores estudiados, pero aquellos de la universidad privada tuvieron puntuaciones más bajas. Estos datos pueden ayudar a las instituciones a reflexionar sobre el tema e invertir en la construcción de entornos saludables, en que el trabajador/profesor de Enfermería sirva como protagonista, lo que representa avances para el conocimiento sobre el tema en el área de Enfermería
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2013
- Source:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 21, n. spe, p. 71-78, 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TERRA, Fábio de Souza e MARZIALE, Maria Helena Palucci e ROBAZZI, Maria Lúcia do Carmo Cruz. Evaluation of self-esteem in nursing teachers at public and private universities. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. spe, p. 71-78, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700010. Acesso em: 12 maio 2024. -
APA
Terra, F. de S., Marziale, M. H. P., & Robazzi, M. L. do C. C. (2013). Evaluation of self-esteem in nursing teachers at public and private universities. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 21( spe), 71-78. doi:10.1590/S0104-11692013000700010 -
NLM
Terra F de S, Marziale MHP, Robazzi ML do CC. Evaluation of self-esteem in nursing teachers at public and private universities [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2013 ; 21( spe): 71-78.[citado 2024 maio 12 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700010 -
Vancouver
Terra F de S, Marziale MHP, Robazzi ML do CC. Evaluation of self-esteem in nursing teachers at public and private universities [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2013 ; 21( spe): 71-78.[citado 2024 maio 12 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700010 - Riscos de acidentes no trabalho de enfermagem em centro cirúrgico
- Riscos de contaminação ocasionados por acidentes do trabalho com material pérfuro-cortante entre trabalhadores de enfermagem
- Acidentes de trabalho entre trabalhadores de serviços gerais
- Características dos acidentes de trabalho entre usuários/pacientes que buscaram atendimento em um Hospital-Escola de Ribeirão Preto, São Paulo
- Considerations about nursing performance on occupational health
- Subnotificação de acidentes de trabalho com pérfuro-cortantes entre trabalhadores de enfermagem: um problema para implementação de estratégias preventivas
- Riscos biológicos e biossegurança na enfermagem: revisão da literatura
- Qualidade de vida no trabalho
- Alguns problemas ocupacionais decorrentes do trabalho de enfermagem no Brasil
- O adoecer pelo trabalho na enfermagem: uma revisão integrativa
Informações sobre o DOI: 10.1590/S0104-11692013000700010 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
002350466.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas