Os saberes necessários aos professores de educação física para inclusão de alunos com deficiência auditiva (2009)
- Autores:
- Autor USP: CORREIA, WALTER ROBERTO - EEFE
- Unidade: EEFE
- Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; EDUCAÇÃO INFANTIL; ENSINO E APRENDIZAGEM; SURDO; INCLUSÃO ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: Esse trabalho tem como objetivo identificar e contextualizar quais são os saberes necessários à prática educativa ao professor de Educação Física quando possui alunos com deficiência auditiva. Optou-se como procedimento metodológico uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritivo exploratória, onde foi elaborado um questionário e uma ficha de observação de aula a fim de contextualizar o universo docente e subsidiar inferências necessárias para a análise dos dados obtidos. A estrutura citada foi aplicada em uma Escola Estadual do Ensino Fundamental (Ciclo I) da cidade de São Paulo, após indicação da acessoria técnica responsável pela Educação Especial da Diretoria Regional Ensino do Centro Oeste da Capital. Assim sendo, os principais resultados encontrados foram que os participantes consideram as fontes teóricas e a formação inicial as principais formas de conhecimentos necessários ao trabalho junto aos alunos com deficiência auditiva.Em relação à participação discente e a efetiva inclusão dos alunos com deficiência são encontrados algumas inconstâncias entre as suas opiniões e o que foi observado nas aulas. Já falando sobre os saberes conhecidos pelos docentes em relação ao discente com deficiência auditiva e suas implicações, foi observado que o conhecimento adquirido foi incipiente e que pouco disso foi observado na prática. Os dados sugerem que os professores têm dificuldades em identificar as causas e os mecanismos da deficiência auditiva, que por sua vez acarreta num comprometimento na capacidade de perceber a pertinência desse fato em relação à configuração da prática pedagógica na Educação Física.Desta forma, é necessária uma articulação permanente entre a aproximação acadêmico profissional, tendo em vista a realidade abordada a qual evidencia uma carência por suporte técnico, teórico, humano além de uma discrepância entre posicionamento pedagógico anunciado e o observado
- Imprenta:
- Nome do evento: Seminário de Educação Física Escolar
-
ABNT
CORREIA, Walter Roberto e PINTO, Tâmara Roncoletta da Silveira. Os saberes necessários aos professores de educação física para inclusão de alunos com deficiência auditiva. 2009, Anais.. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, 2009. . Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Correia, W. R., & Pinto, T. R. da S. (2009). Os saberes necessários aos professores de educação física para inclusão de alunos com deficiência auditiva. In . São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo. -
NLM
Correia WR, Pinto TR da S. Os saberes necessários aos professores de educação física para inclusão de alunos com deficiência auditiva. 2009 ;[citado 2024 abr. 25 ] -
Vancouver
Correia WR, Pinto TR da S. Os saberes necessários aos professores de educação física para inclusão de alunos com deficiência auditiva. 2009 ;[citado 2024 abr. 25 ] - Educação física escolar: reflexões sobre os saberes a ensinar
- Educação Física no ensino medio: questões insólitas
- A educação física como objeto da produção científico-acadêmica nos periódicos nacionais
- Saberes docentes para educação física escolar: relato de uma experienência
- Educação Física: Profissão e arte possível
- Formação profissional em educação física e esporte: aspectos sócio-afetivos
- Fórum paulista de artes marciais: lutas e artes marciais: dimensões didáticas e pedagógicas
- Educação física escolar e o esporte no Brasil: entre o insólito e o impertinente
- Educação física e artes marciais: por uma aproximação acadêmica e profissional
- Formação docente e sistematização de conteúdos sobre as práticas corporais de aventura: uma pauta urgente
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas