Proposta de um sistema de gerência para vias férreas brasileiras (2013)
- Authors:
- Autor USP: ILDEFONSO, JESNER SERENI - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: STT
- Subjects: FERROVIAS (GERENCIAMENTO); GEOMETRIA; FERROVIAS (DEFEITO)
- Language: Português
- Abstract: O sistema ferroviário brasileiro é constituído por uma malha de aproximadamente 30 mil quilômetros de ferrovias, nas quais percorrem mais de 2,9 mil locomotivas e 92 mil vagões, responsáveis pelo transporte de cerca 23% da carga do país; a matriz de transportes está distorcida, uma vez que nos países desenvolvidos esse modo responde por cerca de 40% da carga transportada. A manutenção de via permanente responde por 12% a 30% do custo de operação de uma via férrea e nas ferrovias brasileiras, esse gasto ficou em torno de 300 milhões de dólares no ano de 2000, evidenciando que simples melhorias no modo como as manutenções são realizadas, implicam em grande economia para o setor. Há basicamente três tipos de manutenções passíveis de serem executadas: manutenção corretiva, manutenção preventiva e manutenção preditiva. Com o uso da gerência de vias férreas é possível determinar qual manutenção é a mais apropriada e quando se deve executá-la, de forma a utilizar os recursos financeiros disponíveis da melhor forma possível. O foco desta pesquisa está no estudo da via férrea com relação à geometria e à condição estrutural dos elementos da superestrutura e, para isso, são propostos métodos de gerência e índices de qualidade para ambos os casos
- Imprenta:
- Publisher place: São Carlos
- Date published: 2013
- Data da defesa: 07.02.2013
-
ABNT
ILDEFONSO, Jesner Sereni. Proposta de um sistema de gerência para vias férreas brasileiras. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-10042013-112327/. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Ildefonso, J. S. (2013). Proposta de um sistema de gerência para vias férreas brasileiras (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-10042013-112327/ -
NLM
Ildefonso JS. Proposta de um sistema de gerência para vias férreas brasileiras [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-10042013-112327/ -
Vancouver
Ildefonso JS. Proposta de um sistema de gerência para vias férreas brasileiras [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-10042013-112327/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas