Potência de agir e educação ambiental: aproximações a partir de uma análise da experiência do coletivo educador ambiental de Campinas (COEDUCA) - SP/Brasil (2012)
- Autores:
- Autor USP: PINTO, ALESSANDRA BUONAVOGLIA COSTA - PROCAM
- Unidade: PROCAM
- Assunto: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Palavras-chave do autor: Coletivos Educadores; Educação Ambiental; Educators Collective; Environment Education Public Policy; Environmental Education; Política Pública; Potência de Agir (Espinosa); Potency of Action; Spinoza
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa busca trazer subsídios para a construção teórico-metológica da Educação Ambiental a partir da aproximação do pensamento de Espinosa, em especial o conceito de potência de agir do filósofo, da experiência educativa deflagrada pelo Coletivo Educador Ambiental de Campinas (COEDUCA)/SP/Brasil, que se pautou pela Política Pública de Coletivos Educadores do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente brasileiro (DEA/MMA). A investigação foi desenvolvida com o uso de elementos da pesquisa qualitativa e procedimentos do estudo de caso. Buscou-se identificar elementos do processo educativo socioambiental supracitado que convergissem com o conceito de potência espinosano, de modo a contribuir com a edificação de processos formativos de educadores ambientais que possibilitem um aumento da potência de indivíduos e grupos ´pré-ocupados` com a sustentabilidade local, regional e planetária
- Imprenta:
- Data da defesa: 30.10.2012
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ABNT
COSTA-PINTO, Alessandra Buonavaglio. Potência de agir e educação ambiental: aproximações a partir de uma análise da experiência do coletivo educador ambiental de Campinas (COEDUCA) - SP/Brasil. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-23012013-110636/. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Costa-Pinto, A. B. (2012). Potência de agir e educação ambiental: aproximações a partir de uma análise da experiência do coletivo educador ambiental de Campinas (COEDUCA) - SP/Brasil (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-23012013-110636/ -
NLM
Costa-Pinto AB. Potência de agir e educação ambiental: aproximações a partir de uma análise da experiência do coletivo educador ambiental de Campinas (COEDUCA) - SP/Brasil [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-23012013-110636/ -
Vancouver
Costa-Pinto AB. Potência de agir e educação ambiental: aproximações a partir de uma análise da experiência do coletivo educador ambiental de Campinas (COEDUCA) - SP/Brasil [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-23012013-110636/
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