Abordagem dos temas alimentação e nutrição no material didático do ensino fundamental: interface com segurança alimentar e nutricional e parâmetros curriculares nacionais (2012)
- Autores:
- Autor USP: MANCUSO, ANA MARIA CERVATO - FSP
- Unidade: FSP
- DOI: 10.1590/S0104-12902012000400023
- Assuntos: ALIMENTAÇÃO (TEMAS); NUTRIÇÃO (TEMAS); MATERIAL DIDÁTICO (ANÁLISE); PROMOÇÃO DA SAÚDE (POLÍTICA); CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL (ANÁLISE); EDUCAÇÃO (POLÍTICA)
- Idioma: Português
- Resumo: A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) deve ser assegurada a todos. A escola é ambiente propício à formação de hábitos saudáveis e à construção de cidadania. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam a promoção de concepções de saúde de modo transversal no currículo escolar. Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a abordagem dos temas alimentação e nutrição no material didático do ensino fundamental e sua interface com o conceito de SAN e com os PCNs. Foi realizada pesquisa documental mediante o material didático de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo. A presença difusa do tema alimentação e nutrição na maioria das disciplinas, por todos os bimestres, nas quatro séries, traz à tona a interdisciplinaridade em saúde. Verificou-se que os PCNs estão relacionados ao conceito de SAN nos seus diversos aspectos e que a maioria das disciplinas contém temas que abordam esta relação. Na interface entre os temas, destaca-se a promoção da saúde e a produção dos alimentos. A metodologia utilizada no material didático apresenta o tema, mas não o conteúdo correlato, o que impossibilitou a análise de sua adequação. Conclui-se que existe a abordagem dos temas relacionados à alimentação e nutrição no material didático, alguns de forma inconsistente, e cabe aos educadores a seleção do conteúdo e da estratégia adequada, além de sua constante atualização, o que está sendo proposto pelo Estado, mas não está ao alcance de todos os profissionais e, portanto, ainda depende da iniciativa de cada docente
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Saúde e Sociedade
- ISSN: 0104-1290
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 21, n. 4, p. 1063-1074, Oct./Dec. 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
FIORE, Elaine Gomes et al. Abordagem dos temas alimentação e nutrição no material didático do ensino fundamental: interface com segurança alimentar e nutricional e parâmetros curriculares nacionais. Saúde e Sociedade, v. 21, n. 4, p. 1063-1074, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000400023. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Fiore, E. G., Jobstraibizer, G. A., Silva, C. S. da, & Cervato-Mancuso, A. M. (2012). Abordagem dos temas alimentação e nutrição no material didático do ensino fundamental: interface com segurança alimentar e nutricional e parâmetros curriculares nacionais. Saúde e Sociedade, 21( 4), 1063-1074. doi:10.1590/S0104-12902012000400023 -
NLM
Fiore EG, Jobstraibizer GA, Silva CS da, Cervato-Mancuso AM. Abordagem dos temas alimentação e nutrição no material didático do ensino fundamental: interface com segurança alimentar e nutricional e parâmetros curriculares nacionais [Internet]. Saúde e Sociedade. 2012 ; 21( 4): 1063-1074.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000400023 -
Vancouver
Fiore EG, Jobstraibizer GA, Silva CS da, Cervato-Mancuso AM. Abordagem dos temas alimentação e nutrição no material didático do ensino fundamental: interface com segurança alimentar e nutricional e parâmetros curriculares nacionais [Internet]. Saúde e Sociedade. 2012 ; 21( 4): 1063-1074.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000400023 - Práticas e percepções acerca da segurança alimentar e nutricional entre representantes das instituições integrantes de um centro de refêrencia localizado na região do Butantã, município de São Paulo
- Formação em nutrição: percepções dos "futuros profissionais" sobre o processo de ensino
- Atividades relacionadas a segurança alimentar e nutricional desenvolvidas em comunidade carente do município de São Paulo
- Alunos da Faculdade de Saúde Pública dão dicas de educação nutricional no ar
- Percepções acerca da segurança alimentar e nutricional entre nutricionistas do município de São Paulo, Brasil
- Alimentação e cultura
- Alimentação institucionalizada e suas representações sociais entre moradores de instituições de longa permanência para idosos em São Paulo, Brasil
- Alimentação saudável:: percepções dos educadores de instituições infantis
- Elaboração de programas de educação nutricional
- Segurança alimentar e nutricional
Informações sobre o DOI: 10.1590/S0104-12902012000400023 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas