Observações e experiências sobre a geração dos animálculos das infusões realizadas por Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e sua utilização no ensino de Biologia (2011)
- Autor:
- Autor USP: PRESTES, MARIA ELICE DE BRZEZINSKI - IB
- Unidade: IB
- Assuntos: HISTÓRIA DA CIÊNCIA; BIOLOGIA (ENSINO;HISTÓRIA)
- Idioma: Português
- Resumo: Esta comunicação aborda a lógica experimental adotada por Lazzaro Spallanzani (1729- 1799) em suas pesquisas sobre as funções vitais dos seres vivos. Em uma reconstrução didática, o seu método experimental foi analisado por meio de quatro dimensões, a saber, os materiais, os procedimentos, as regras e a interlocução com as fontes. Essas dimensões são exemplificadas com as observações e experiências efetuadas pelo naturalista italiano no estudo da geração dos microrganismos, denominados, à época, “animálculos das infusões”. A relevância do estudo de caso, considerado segundo abordagem inclusiva da história da ciência no ensino, está em permitir a discussão com alunos de Ensino Médio sobre a construção histórica dos métodos de pesquisa dos seres vivos, contribuindo para uma maior compreensão da biologia atual
- Imprenta:
- Editora: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2011
- ISBN: 9788599681022
- Fonte:
- Título do periódico: Atas
- Nome do evento: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC
-
ABNT
PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Observações e experiências sobre a geração dos animálculos das infusões realizadas por Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e sua utilização no ensino de Biologia. 2011, Anais.. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1033-1.pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Prestes, M. E. B. (2011). Observações e experiências sobre a geração dos animálculos das infusões realizadas por Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e sua utilização no ensino de Biologia. In Atas. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1033-1.pdf -
NLM
Prestes MEB. Observações e experiências sobre a geração dos animálculos das infusões realizadas por Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e sua utilização no ensino de Biologia [Internet]. Atas. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1033-1.pdf -
Vancouver
Prestes MEB. Observações e experiências sobre a geração dos animálculos das infusões realizadas por Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e sua utilização no ensino de Biologia [Internet]. Atas. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1033-1.pdf - O tratamento dado à História da Biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PNLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel
- Comparação da aplicabilidade das ferramentas, VNOS-C e VOSE, para obtenção das concepções de alunos do IB/USP acerca da Natureza da Ciência
- Lazzaro Spallanzani e a criação da disciplina de História Natural na Universidade de Pavia, em 1769
- Traduções de fontes primárias da história da biologia: metas, requesitos e desafios
- Discussões de Lazzaro Spallanzani sobre a origem e constituição dos fósseis
- As explicações de Lazzaro Spallanzani sobre a origem e constituição dos fósseis
- Mitos científicos em trechos históricos de livros didáticos de biologia: a observação da cortiça por Robert Hooke
- Experimentos e concepções de Francesco Redi sobre a geração de insetos e plantas: outra pseudo-história a ser corrigida em livros didáticos
- Uso de modelos na ciência e no ensino de ciências
- Lazzaro Spallanzani e os fósseis da Ilha Grega de Citera
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas