Investigação da concepção de graduandos de Ciências Biológicas sobre lei e teoria científicas (2011)
- Authors:
- Autor USP: PRESTES, MARIA ELICE DE BRZEZINSKI - IB
- Unidade: IB
- Subjects: NATUREZA; CIÊNCIA; LEI; TEORIA CIENTÍFICA
- Language: Português
- Abstract: O presente trabalho analisou o modo pelo qual alunos de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo compreendem os conceitos de “lei” e “teoria” científicas. Para isto foi utilizado o questionário VNOS-C, desenvolvido por Norman Lederman entre outros em 2002. A importância de se trabalhar estes conceitos no ensino de ciências reside em representarem as ferramentas e os produtos da própria ciência. A partir das respostas dadas no questionário VNOS-C observamos que a concepção dos alunos não está de acordo com o que é aceito atualmente na filosofia das ciências. Estes pensamentos equivocados dos alunos que podem prejudicar seu aprendizado. Nossa preocupação de investigar as concepções dos alunos para a elaboração de estratégias de ensino que seja capaz de promover um ensino mais completo sobre ciência
- Imprenta:
- Publisher: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2011
- ISBN: 9788599681022
- Source:
- Título do periódico: Atas
- Conference titles: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC
-
ABNT
DURBANO, João Paulo Di Monaco e PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Investigação da concepção de graduandos de Ciências Biológicas sobre lei e teoria científicas. 2011, Anais.. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0409-1.pdf. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Durbano, J. P. D. M., & Prestes, M. E. B. (2011). Investigação da concepção de graduandos de Ciências Biológicas sobre lei e teoria científicas. In Atas. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0409-1.pdf -
NLM
Durbano JPDM, Prestes MEB. Investigação da concepção de graduandos de Ciências Biológicas sobre lei e teoria científicas [Internet]. Atas. 2011 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0409-1.pdf -
Vancouver
Durbano JPDM, Prestes MEB. Investigação da concepção de graduandos de Ciências Biológicas sobre lei e teoria científicas [Internet]. Atas. 2011 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0409-1.pdf - O tratamento dado à História da Biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PNLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel
- Comparação da aplicabilidade das ferramentas, VNOS-C e VOSE, para obtenção das concepções de alunos do IB/USP acerca da Natureza da Ciência
- Lazzaro Spallanzani e a criação da disciplina de História Natural na Universidade de Pavia, em 1769
- Traduções de fontes primárias da história da biologia: metas, requesitos e desafios
- Discussões de Lazzaro Spallanzani sobre a origem e constituição dos fósseis
- As explicações de Lazzaro Spallanzani sobre a origem e constituição dos fósseis
- Mitos científicos em trechos históricos de livros didáticos de biologia: a observação da cortiça por Robert Hooke
- Experimentos e concepções de Francesco Redi sobre a geração de insetos e plantas: outra pseudo-história a ser corrigida em livros didáticos
- Uso de modelos na ciência e no ensino de ciências
- Lazzaro Spallanzani e os fósseis da Ilha Grega de Citera
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas