Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita (2012)
- Authors:
- Autor USP: LOPES, DEBORA MARIA BEFI - FM
- Unidade: FM
- DOI: 10.1590/S2179-64912012000300013
- Subjects: LEITURA; APRENDIZAGEM; CRIANÇAS; ALFABETIZAÇÃO; LINGUAGEM; LINGUÍSTICA; VOCABULÁRIO; ESCRITA; LEXICOGRAFIA
- Language: Português
- Abstract: Objetivo: Avaliar se o desempenho em provas de linguagem é preditivo do domínio ortográfico e da qualidade da produção escrita. Métodos: Participaram deste estudo 82 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da região Oeste da Grande São Paulo, na faixa etária entre 9 anos e 10 anos e 2 meses de idade. A bateria de provas e testes deste estudo envolveu a avaliação de vocabulário expressivo, tarefas de consciência fonológica e nomeação seriada rápida de objetos, ditado de palavras e pseudopalavras, e elaboração de redação a partir de estímulo visual. Os dados foram submetidos a análise estatística para verificação da correlação entre todas as provas. Resultados: Os resultados indicaram que o melhor nível de vocabulário se correlacionou a um menor número de erros de ortografia e a uma melhor qualidade da redação, em todas as categorias analisadas. Assim como, o melhor desempenho em tarefas de consciência fonológica e de nomeação rápida de objetos se correlacionaram a menos erros de ortografia e melhor estrutura sintática e gramatical na produção do texto escrito. Conclusão: As habilidades linguísticas analisadas foram preditivas do desempenho ortográfico. A habilidade de vocabulário foi preditiva da qualidade de elaboração escrita. No entanto, a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida predizem apenas o desempenho relacionado à estrutura sintática e gramatical da geração do texto escrito
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- Source:
- Título do periódico: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- ISSN: 2179-6491
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 24, n. 3, p. 269-275, 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
SANTOS, Maria Thereza Mazorra dos e BEFI-LOPES, Debora Maria. Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 24, n. 3, p. 269-275, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2179-64912012000300013. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Santos, M. T. M. dos, & Befi-Lopes, D. M. (2012). Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 24( 3), 269-275. doi:10.1590/S2179-64912012000300013 -
NLM
Santos MTM dos, Befi-Lopes DM. Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita [Internet]. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 24( 3): 269-275.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S2179-64912012000300013 -
Vancouver
Santos MTM dos, Befi-Lopes DM. Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita [Internet]. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 24( 3): 269-275.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S2179-64912012000300013 - Utilização e compreensão de preposições por crianças com distúrbio específico de linguagem
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Informações sobre o DOI: 10.1590/S2179-64912012000300013 (Fonte: oaDOI API)
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