Exportar registro bibliográfico

Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR) (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: FELIX, CARLA CRISTIANE PAZ - EE
  • Unidade: EE
  • Sigla do Departamento: ENC
  • Assuntos: RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (ESTUDO E ENSINO); TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR (ENFERMAGEM); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
  • Palavras-chave do autor: Cardiopulmonar resuscitation (study and education); Emergency Treatment; Evaluation of learning; Higher education (nursing); University students
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: as estatísticas progressivamente preocupantes demonstram que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo e, entre elas, estão as que levam à parada cardiorrespiratória (PCR). O aprimoramento contínuo do ensino do atendimento às vítimas de PCR pré ou intra-hospitalar torna-se fundamental para a boa formação dos profissionais de saúde, incluindo os de Enfermagem. Objetivo: o presente estudo teve por objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem no atendimento pré-hospitalar às vítimas de PCR, utilizando as manobras de Resssuscitação Cardiopulmonar (RCP) e o Desfibrilador Externo Automático (DEA), no aspecto teórico (CONHECIMENTO) e prático (HABILIDADE), seguindo as recomendações do "guideline" de 2010 da Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação (ILCOR). Casuística e Método: a amostra foi constituída por 37 alunos do 1º ano, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, que não tiveram nenhuma orientação prévia sobre o tema. A pesquisa foi executada no Laboratório de Enfermagem da EEUSP (LE-EEUSP), em três fases. Na 1ª fase, houve a avaliação prévia desses alunos por meio de prova teórica (avaliação do CONHECIMENTO) constituída por 40 questões e prova prática avaliada pela execução de um "check list" com 20 itens (avaliação da HABILIDADE). Na 2ª fase, foi realizado um Curso teórico-prático com exposição do assunto em aula teórica e, a seguir, a demonstração prática, em simulação no LE-EEUSP, com manequim e outros materiais e equipamentos específicos. Esse ambiente para simulação, assim organizado, foi disponibilizado, durante um mês, para o treinamento dos alunos sob orientação de instrutores que aferiram o tempo e o número de treinamentos de cada aluno.Após essa etapa, na 3ª fase, esses alunos foram submetidos à nova avaliação, com prova teórica (avaliação do CONHECIMENTO) e prática (avaliação da HABILIDADE), utilizando os mesmos instrumentos da 1ª fase. Os parâmetros avaliados no estudo foram: desempenho dos alunos antes e após Curso teórico-prático; tempo de execução e número de treinamentos de cada aluno. Resultados: observou-se acréscimo de acertos na prova teórica (CONHECIMENTO) em 37 questões, com significado estatístico em 30 delas (p<0,05). Quanto à avaliação da HABILIDADE, houve aumento de acertos em 19 dos 20 itens do "check list" (p<0,05). Quanto à relação do percentual de acertos e/ou escores com o número de treinamentos, não houve correlação (p>0,05). No entanto, quanto relação do percentual de acertos e/ou escores com o tempo de execução a correlação foi significativa (p<0,05) e classificada como moderada. Conclusões: após o curso teórico prático ministrado, utilizando as estratégias de ensino descritivas, houve melhora significativa do desempenho dos alunos em ambos os aspectos avaliados: CONHECIMENTO e HABILIDADE.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.07.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FÉLIX, Carla Cristiane Paz. Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR). 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-07062013-124901/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Félix, C. C. P. (2012). Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-07062013-124901/
    • NLM

      Félix CCP. Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR) [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-07062013-124901/
    • Vancouver

      Félix CCP. Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR) [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-07062013-124901/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024