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A instrução para processamento e a atividade de consciousness raising no ensino das flexões dos adjetivos da língua japonesa (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: AKAMINE, AYAKO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLO
  • Assuntos: LÍNGUA JAPONESA (ENSINO;GRAMÁTICA); ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; ADJETIVO
  • Palavras-chave do autor: Adjective inflection of Japanese; Atividade de consciousness raising; Consciousness raising activity; Flexão dos adjetivos da língua japonesa; Foco na forma; Focus on form; Input processing; Instrução para processamento; Processamento do insumo; Processing instruction
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este presente estudo comparou o efeito de duas combinações de instrução com foco na forma no ensino da flexão de adjetivos I e NA da língua japonesa, em sua forma predicativa, aplicadas em duas turmas de nível básico. Uma combinação foi baseada no composto: instrução para processamento com uso de técnica de saliência textual atividade de produção estruturada, e a outra, na atividade de consciousness raising com uso de técnica de saliência textual atividade de produção estruturada. A primeira combinação teve como principal intervenção pedagógica a instrução para processamento formulada por VanPatten (1993, 1996, 2004), e a segunda, a atividade de consciousness raising defendida por alguns autores como Fotos & Ellis (1991). O objetivo principal foi avaliar qual das duas intervenções é mais eficaz na aprendizagem a curto e a longo prazo das flexões dos adjetivos. Para tanto, o desempenho dos aprendizes foi avaliado por cinco pós-testes e por um teste postergado, todos em formato de produção escrita, aplicados após os respectivos tratamentos. Os resultados obtidos pela análise estatística constatam que, apesar de ambas as combinações apresentarem um efeito positivo, a instrução para processamento é mais eficaz tanto na aprendizagem a curto prazo como na de longo prazo das flexões dos adjetivos I e NA
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.10.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      AKAMINE, Ayako. A instrução para processamento e a atividade de consciousness raising no ensino das flexões dos adjetivos da língua japonesa. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-08012013-115107/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Akamine, A. (2012). A instrução para processamento e a atividade de consciousness raising no ensino das flexões dos adjetivos da língua japonesa (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-08012013-115107/
    • NLM

      Akamine A. A instrução para processamento e a atividade de consciousness raising no ensino das flexões dos adjetivos da língua japonesa [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-08012013-115107/
    • Vancouver

      Akamine A. A instrução para processamento e a atividade de consciousness raising no ensino das flexões dos adjetivos da língua japonesa [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-08012013-115107/

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