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Ambiente educacional enriquecido: estudo da aplicação de oficinas de construção de brinquedos em centro de ciência (2012)

  • Authors:
  • Autor USP: MARTINS, BARBARA MILAN - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSE
  • Subjects: NEUROCIÊNCIAS; EDUCAÇÃO; AMBIENTE ESCOLAR; APRENDIZAGEM; PLASTICIDADE NEURONAL; MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA; BRINQUEDOS
  • Keywords: Ambiente Enriquecido; Centro de Ciência; Educational environment; Enriched environment; Neurociência e Educação; Neuroplasticidade; Neuroplasticity; Neuroscience and Education; Science Center
  • Language: Português
  • Abstract: Está estabelecido na literatura de neurociência que ocorrem transformações no encéfalo de animais, devido à neuroplasticidade; estas podem ser potencializadas de acordo com os ambientes nos quais o indivíduo interage, assim como o tipo de interação estabelecida por este. Na literatura, a aplicação do conceito de ambiente enriquecido para a prática experimental mostra resultados favoráveis e significativos na aprendizagem e desenvolvimento de animais. Neste estudo, buscou-se ampliar o conceito de ambiente enriquecido para o ambiente educacional de um centro de ciência. Investigar a interação de alunos do 5º ano da rede pública de ensino, em ambiente educacional de oficinas de construção de brinquedos oferecidas, no Centro de ciência Sabina: Escola Parque do Conhecimento (Santo André, SP), e possíveis aproximações com o conceito de ambiente educacional enriquecido, proposto neste estudo, constitui o objeto deste trabalho. Nesta investigação buscou-se destacar os componentes ambientais que influem no desempenho e na interação dos alunos durante as oficinas. A investigação, de natureza qualitativa, foi inspirada na metodologia de Estudo de Caso do tipo Etnográfico Aplicado à Educação, que indica a imersão do pesquisador no campo investigado para apreensão de relações e significados dos sujeitos, apenas realizada após longa permanência do pesquisador em campo. Foram utilizados como instrumentos entrevistas, gravação em áudio e em vídeo e adotado o diário de campo para registrodas observações. Os dados mostraram incorporação de elementos conceituais de fenômenos observados durante a execução das oficinas, assim como busca ativa de explicação para compreensão desses fenômenos físicos identificados durante a interação dos alunos com os brinquedos. Por meio deste estudo, identificou-se a necessidade de considerar os ambientes educacionais em perspectiva integral, em seus componentes físico-estruturais e humanos. Em ambiente educacional, as aquisições por parte dos alunos não se restringem ao ensino e aprendizagem de conteúdos, mas também se realizam na mudança de atitudes e crenças, compreensão de fenômenos e aspectos do cotidiano, entendimento estético, identidade etc. Foi observado que alunos rotulados no ambiente escolar como aluno com distúrbios; com dificuldades de aprendizagem e ou comprometimento, no ambiente das oficinas de construção de brinquedos apresentaram desempenho e envolvimento tão bom ou melhor quanto os dos alunos considerados normais. O estudo destacou o papel do mediador e do professor como essencial na atividade, como parte dos elementos enriquecedores do ambiente de aprendizagem, em que sua expectativa em relação ao desempenho dos alunos, sua concepção de ensino e de aprendizagem e orientações oferecidas aos alunos influem significativamente no ambiente, condução da atividade e desempenho dos alunos. Desta forma, observamos que o ambiente de construção de brinquedos possui elementos que propiciam a aprendizagem, a interação edesenvolvimento dos alunos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.11.2012
  • Acesso à fonte
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    • ABNT

      MARTINS, Barbara Milan. Ambiente educacional enriquecido: estudo da aplicação de oficinas de construção de brinquedos em centro de ciência. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-07022013-150415/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Martins, B. M. (2012). Ambiente educacional enriquecido: estudo da aplicação de oficinas de construção de brinquedos em centro de ciência (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-07022013-150415/
    • NLM

      Martins BM. Ambiente educacional enriquecido: estudo da aplicação de oficinas de construção de brinquedos em centro de ciência [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-07022013-150415/
    • Vancouver

      Martins BM. Ambiente educacional enriquecido: estudo da aplicação de oficinas de construção de brinquedos em centro de ciência [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47135/tde-07022013-150415/


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