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Educação, ciência e saúde no museu: uma análise enunciativo-discursiva da exposição do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: GRUZMAN, CARLA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: MUSEUS; ENSINO; EDUCAÇÃO NÃO FORMAL; MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • Palavras-chave do autor: Análise enunciativo-discursiva; Discurso expositivo; Educação em museus; Educação não formal; Education in museums; enunciative-discursive analysis; exhibition speech; Exposição de ciências; Museus de ciências; non-formal education; science exhibition; science museums
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender e analisar os movimentos de constituição de autoria dos profissionais que assumem o papel de conceptores em museus de ciências no processo de produção do discurso expositivo. Consideramos que o discurso expositivo diz respeito não somente aos saberes dos sujeitos envolvidos na concepção e no desenvolvimento das exposições, mas se refere também às condições de produção que caracterizam o processo como um todo e os sentidos atribuídos na materialização desse discurso. A abordagem metodológica utilizou o referencial das pesquisas qualitativas em educação e teve como foco a exposição de longa duração do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan (SP). O referencial teórico adotado tem por base os pressupostos da abordagem sócio-histórica para o estudo da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, que evidencia características dialógicas em diferentes meios textuais e se objetiva como acontecimento concreto relacionado às condições que circunscrevem a vida dos sujeitos e as posições por eles assumidas. Para a análise, recorremos às contribuições que auxiliam a abordar o princípio de autoria na produção discursiva, tais como dialogismo, enunciado, horizontes sociais, alteridade, vozes e o conceito de gênero. A pesquisa fundamentou-se em duas etapas complementares e articuladas entre si que integram os procedimentos metodológicos. Na primeira etapa, investiu-se no estudo das exposições dos museus de ciências enquanto esfera deatividade na qual emerge o nosso objeto de investigação, onde foram utilizadas discussões sobre as concepções de educação e comunicação nessa unidade particular. A segunda etapa procurou focalizar a dimensão enunciativo-discursiva das produções discursivas dos profissionais que participam da concepção e do desenvolvimento da exposição de longa duração do Museu de Microbiologia. A partir do estudo realizado, situado por um breve histórico e o contexto de emergência do Museu de Microbiologia no Instituto Butantan, a exposição de longa duração do Museu foi descrita e foram analisados aspectos do seu processo de constituição, como as contrapalavras presentes na concepção da exposição, a estrutura composicional, com ênfase nos textos e nos objetos, e a presença do outro na produção do discurso expositivo. Os resultados obtidos demonstram a existência de especificidades nos movimentos de constituição de autoria desse evento discursivo, que o tornam singular na maneira como expressa a articulação entre as condições sociais de produção, os conhecimentos, os sentidos atribuídos pelos conceptores e seus interlocutores. Um aspecto observado se relaciona ao modo como a dimensão temporal e espacial é incorporada no discurso expositivo e condiciona os atributos e sentidos expressos nos textos e objetos. Outro aspecto se relaciona às vozes que caracterizam os discursos das diversas esferas sociais (científica, educativa, estético-espacial, entre outras) e que se deixam entrever por meiode marcas que se manifestam no discurso expositivo. Com base nas analises realizadas postula-se que exposição de museus de ciências poderia ser considerada um gênero de discurso de caráter híbrido, do ponto de vista enunciativo-discursivo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.09.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      GRUZMAN, Carla. Educação, ciência e saúde no museu: uma análise enunciativo-discursiva da exposição do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14022013-154528/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Gruzman, C. (2012). Educação, ciência e saúde no museu: uma análise enunciativo-discursiva da exposição do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14022013-154528/
    • NLM

      Gruzman C. Educação, ciência e saúde no museu: uma análise enunciativo-discursiva da exposição do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14022013-154528/
    • Vancouver

      Gruzman C. Educação, ciência e saúde no museu: uma análise enunciativo-discursiva da exposição do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14022013-154528/

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