Avaliação do benefício do uso de aparelhos de amplificação sonora individual em crianças (2012)
- Autores:
- Autores USP: LICHTIG, IDA - FM ; COUTO, MARIA INÊS VIEIRA - FM
- Unidade: FM
- DOI: 10.7162/s1809-48722012000200004
- Assuntos: AUXILIARES DE AUDIÇÃO (AVALIAÇÃO); AMPLIFICAÇÃO DO SOM (AVALIAÇÃO); CRIANÇAS; SURDEZ (REABILITAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: INTRODUÇÃO: No Brasil, são raros estudos com crianças surdas usuárias de aparelho auditivo acima de sete anos. OBJETIVO: Investigar o benefício fornecido pela amplificação em crianças surdas de sete a 11 anos usuárias de aparelho auditivo, sob a perspectiva da própria criança e dos adultos com quem ela mais convive, e verificar se o tempo de convívio dos adultos com a criança interfere em suas respostas. MÉTODO: Trata-se de um estudo clínico e experimental. Participaram do estudo 48 sujeitos, divididos em 4 grupos distintos: G1- 12 crianças surdas; G2- 12 adultos com convivência média de 40 horas semanais com a criança surda; G3- 12 adultos com convivência média de 20 horas semanais com a criança surda; G4- 12 adultos com convivência média de 10 horas semanais com a criança surda. Todas as crianças eram usuárias de aparelho bilateralmente e apresentavam perda auditiva de grau severo ou profundo. RESULTDOS: Os resultados indicam um prejuízo nas habilidades auditivas das crianças avaliadas devido às dificuldades enfrentadas por elas para escutar elementos presentes em situações de seu cotidiano. Não houve diferenças nos resultados entre os diferentes grupos conforme o tempo de convivência com a criança. CONCLUSÃO: Constatou-se clinicamente a viabilidade da avaliação do benefício proporcionado pelo aparelho auditivo em crianças com base nas informações da família. O aparelho de amplificação sonora individual exerceu influência nas habilidades auditivas das crianças avaliadas, apesar do benefício proporcionado pelo seu uso ser menor do que o esperado.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: International archives of otorhinolaryngology
- ISSN: 1809-9777
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 16, n. 2, p. 170-178, 2012
- Este periódico é de assinatura
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: bronze
-
ABNT
CARVALHO, Luciana Regina de Lima e LICHTIG, Ida e COUTO, Maria Inês Vieira. Avaliação do benefício do uso de aparelhos de amplificação sonora individual em crianças. International archives of otorhinolaryngology, v. 16, n. 2, p. 170-178, 2012Tradução . . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48642012000200004&lng=es&nrm=1&tlng=pt. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Carvalho, L. R. de L., Lichtig, I., & Couto, M. I. V. (2012). Avaliação do benefício do uso de aparelhos de amplificação sonora individual em crianças. International archives of otorhinolaryngology, 16( 2), 170-178. doi:10.7162/s1809-48722012000200004 -
NLM
Carvalho LR de L, Lichtig I, Couto MIV. Avaliação do benefício do uso de aparelhos de amplificação sonora individual em crianças [Internet]. International archives of otorhinolaryngology. 2012 ; 16( 2): 170-178.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48642012000200004&lng=es&nrm=1&tlng=pt -
Vancouver
Carvalho LR de L, Lichtig I, Couto MIV. Avaliação do benefício do uso de aparelhos de amplificação sonora individual em crianças [Internet]. International archives of otorhinolaryngology. 2012 ; 16( 2): 170-178.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48642012000200004&lng=es&nrm=1&tlng=pt - Assessing deaf and hearing children’s communication in Brazil
- Efeitos da amplificação sonora sobre as modalidades comunicativas utilizadas pelos pais
- Uma atividade de pintura como mediação na interação entre pais, filhos e profissionais: uma experiência mutativa
- Atuação transdisciplinar na intervenção com familiares ouvintes de crianças surdas
- Avaliação das habilidades auditivas e comunicativas em crianças com perda auditiva de graus severo e profundo
- Maternidades ja permitem pais ate na uti. [Entrevista a paula puliti]
- Amplificação e (re)habilitação:: direitos e necessidades das crianças surdas
- Conceituando deficiência
- Padronizacao de uma avaliacao psicopedagogica das habilidades perceptivas basicas envolvidas na aprendizagem inicial de leitura e escrita
- Fidedignidade do metodo de observação do comportamento motor de recem-nascidos
Informações sobre o DOI: 10.7162/s1809-48722012000200004 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas