Crenças dos enfermeiros no processo de treinamento e desenvolvimento do Hospital Universitário da USP (2012)
- Authors:
- Autor USP: MIRA, VERA LUCIA - EE
- Unidade: EE
- Subjects: ENFERMAGEM; DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
- Language: Português
- Abstract: As ações educativas e a influência das crenças nos resultados das organizações são determinantes nas mudanças esperadas nos processos cognitivos e comportamentais, de modo que o sucesso de uma atividade educativa está vinculado, também, às crenças das pessoas. Este estudo visa conhecer as crenças dos enfermeiros nas ações educativas institucionais. Pesquisa quantitativa, realizada no Hospital Universitário da USP, após aprovações dos Comitês de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP e do Hospital. A amostra probabilística (erro de 2%) foi de 33 enfermeiros, dos quais 19 participaram. As crenças foram obtidas pela escala psicométrica validada por Vasconcelos (2007), contendo 34 itens com graduação de 1 a 10, conforme a intensidade de crença; com Alpha de Cronbach de 0,95 neste estudo. Para análise dos resultados descritivos, definimos intervalos de intensidade de crença, sendo, de 1 a 3, crença fraca; de 4 a 7, média e de 8 a 10, forte. Dentre os principais resultados, destacamos que a maioria dos respondentes acredita nos benefícios promovidos pelos treinamentos, pois, apresentou crença forte, a contribuição dos treinamentos para concretização dos objetivos da Instituição (84%) e o fortalecimento dos valores essenciais da Instituição (80%).O acesso, a aplicação, a relação do treinamento com a prática e com as necessidades dos profissionais mostraram prevalência de crença fraca ou dispersão entre intervalos, como a participação dos profissionais nos treinamentos que realmente precisam (68% fraca); capacidade de a Instituição identificar as necessidades de treinamento (11% fraca e 42% média) e quanto aos treinamentos mostrarem uma realidade semelhante a situações de trabalho (10% fraca; 37% média e 53% forte). O estudo indicou aspectos importantes das crenças e quando analisado no contexto da pesquisa principal, apoiada pelo CNPq, produzirá resultados que subsidiarão a gestão estratégica e a promoção de uma cultura favorável às ações de educativas.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP
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ABNT
LUIZ, Elimari da Fonseca e MIRA, Vera Lucia. Crenças dos enfermeiros no processo de treinamento e desenvolvimento do Hospital Universitário da USP. 2012, Anais.. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/c7572ed1-00b2-49b8-9c54-3f3a06bc66b5/MIRA%2C%20V%20L%20doc%2027.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Luiz, E. da F., & Mira, V. L. (2012). Crenças dos enfermeiros no processo de treinamento e desenvolvimento do Hospital Universitário da USP. In Resumos. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/c7572ed1-00b2-49b8-9c54-3f3a06bc66b5/MIRA%2C%20V%20L%20doc%2027.pdf -
NLM
Luiz E da F, Mira VL. Crenças dos enfermeiros no processo de treinamento e desenvolvimento do Hospital Universitário da USP [Internet]. Resumos. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/c7572ed1-00b2-49b8-9c54-3f3a06bc66b5/MIRA%2C%20V%20L%20doc%2027.pdf -
Vancouver
Luiz E da F, Mira VL. Crenças dos enfermeiros no processo de treinamento e desenvolvimento do Hospital Universitário da USP [Internet]. Resumos. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/c7572ed1-00b2-49b8-9c54-3f3a06bc66b5/MIRA%2C%20V%20L%20doc%2027.pdf - Perfil de atenção dos profissionais de enfermagem de um hospital escola
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MIRA, V L doc 27.pdf | Direct link |
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