O sono em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa (2012)
- Autores:
- Autor USP: COSTA, ANA LUCIA SIQUEIRA - EE
- Unidade: EE
- Assuntos: ESTUDANTES (ENFERMAGEM); SONO
- Idioma: Português
- Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a literatura científica que aborda as características do sono dos estudantes de enfermagem. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, Medline, SciELO e CINAHL, com a utilização dos descritores: “enfermagem”, “estudante” e “sono”, conforme apresentado nos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), com suas respectivas combinações nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram incluídos artigos com texto na íntegra, nos idiomas acima descritos, que foram publicados no período de 2005-2012 e que se relacionavam com a temática da pesquisa. Foram excluídos os artigos que abordavam estudantes, exceto os de enfermagem. Foram selecionados 9 artigos, na maioria publicações de enfermagem. A partir de suas contribuições, foi possível constatar que os alunos possuem qualidade do sono inferior ao desejado, apresentando grande prevalência de distúrbios do sono, como insônia e insônia com sintomas diurnos, principalmente. Mais da metade apresentaram cansaço pela manhã, sonolência diurna e consequências psicológicas da insônia e privação do sono, incluindo depressão, tensão, confusão, mau-humor e aumento da ansiedade. A privação de sono também foi relacionada à capacidade de retenção de memória, a iniciativa e o interesse para o desenvolvimento de atividades. Muitos universitários possuem risco de distúrbios do sono, os que estão em risco podem apresentar insucesso acadêmico, já que a incidência de desempenho acadêmico insuficiente aumenta em indivíduos relatando má qualidade do sono.Sendo assim, é de evidente importância educar os estudantes de enfermagem sobre as práticas saudáveis de higiene do sono e abordá-los sobre a qualidade do sono como mais um aspecto a ser contemplado no plano pedagógico de graduação em enfermagem, visando o bem-estar dessa população, diminuindo o risco e promovendo diagnóstico e tratamento precoce de possíveis distúrbios do sono nesses indivíduos.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Mostra de Monografias de Conclusão de Curso da EEUSP
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ABNT
REBOREDA, Jessica Zamora e COSTA, Ana Lucia Siqueira. O sono em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa. 2012, Anais.. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/0c6a3097-9a22-492c-9d3a-04214ec9c249/COSTA%2C%20A%20L%20S%20doc%2023.pdf. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Reboreda, J. Z., & Costa, A. L. S. (2012). O sono em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa. In Resumos. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/0c6a3097-9a22-492c-9d3a-04214ec9c249/COSTA%2C%20A%20L%20S%20doc%2023.pdf -
NLM
Reboreda JZ, Costa ALS. O sono em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa [Internet]. Resumos. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/0c6a3097-9a22-492c-9d3a-04214ec9c249/COSTA%2C%20A%20L%20S%20doc%2023.pdf -
Vancouver
Reboreda JZ, Costa ALS. O sono em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa [Internet]. Resumos. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/0c6a3097-9a22-492c-9d3a-04214ec9c249/COSTA%2C%20A%20L%20S%20doc%2023.pdf - Sintomas de depressão em indivíduos portadores de retocolite ulcerativa idiopática
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