Pluralismo lógico e epistemografia interativa como ferramentas desclassificadoras do conhecimento (2013)
- Autores:
- Autor USP: FRANCELIN, MARIVALDE MOACIR - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.20396/rdbci.v11i1.1651
- Assuntos: CONHECIMENTO (ORGANIZAÇÃO); CLASSIFICAÇÃO; SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO; PROCESSO DE CONHECIMENTO; CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Diante dos novos parâmetros informacionais e suas estruturas de rede, surgem novas oportunidades de comunicação, acesso e participação, fazendo emergir não só do entorno digital como também dos tradicionais ambientes de rede o que poderíamos chamar de exomemórias. Onde há memória, há também necessariamente a organização dessa memória. Usando os sistemas de classificação vigentes teríamos uma organização (des)fragmentada, o que implicaria na perda de alguns desses fragmentos. Assim, é necessário retomar o debate sobre a classificação, visando não só esses novos ambientes, mas também seu antigo caráter epistemológico, trazendo à tona o novo conceito de desclassificação e os princípios da lógica paraconsistente
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
- ISSN: 1678-765X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 11, n. 1, p. 55-71, jan./abr. 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
SOARES, Maria Sueny Barbosa e MARTINS, Mariana Thamires e FRANCELIN, Marivalde Moacir. Pluralismo lógico e epistemografia interativa como ferramentas desclassificadoras do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. ja/abr. 2013, p. 55-71, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1651. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Soares, M. S. B., Martins, M. T., & Francelin, M. M. (2013). Pluralismo lógico e epistemografia interativa como ferramentas desclassificadoras do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 11( ja/abr. 2013), 55-71. doi:10.20396/rdbci.v11i1.1651 -
NLM
Soares MSB, Martins MT, Francelin MM. Pluralismo lógico e epistemografia interativa como ferramentas desclassificadoras do conhecimento [Internet]. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2013 ; 11( ja/abr. 2013): 55-71.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1651 -
Vancouver
Soares MSB, Martins MT, Francelin MM. Pluralismo lógico e epistemografia interativa como ferramentas desclassificadoras do conhecimento [Internet]. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2013 ; 11( ja/abr. 2013): 55-71.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1651 - Conceitos na organização do conhecimento
- Interdisciplinaridade e complexidade na Ciência da Informação: análise de possíveis contextos de formação e exercício profissional
- Afrocentricidade, memória e informação
- Ordem dos conceitos na organização da informação e do conhecimento
- Conceitos, domínios do saber e fronteiras epistemológicas
- Epistemologia da ciência da informação: evolução da pesquisa e suas bases referenciais
- Objetivos, natureza e estrutura de projetos de pesquisa em Ciência da Informação
- Fichamento como método de documentação e estudo
- Banco de dados de agentes culturais brasileiros
- A informação ocupada
Informações sobre o DOI: 10.20396/rdbci.v11i1.1651 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas