Programa de remediação fonológica: evoluçoes no sistema fonológico em escolares com dislexia de desenvolvimento (2012)
- Authors:
- Autor USP: CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: FONOLOGIA; DISLEXIA; CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
- Language: Português
- Abstract: Introdução: Dislexia é um transtorno específico no aprendizado da leitura, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade em decodificar palavras simples, mostrando insuficiência no processo fonológico, não esperada para idade cronológica, apesar de instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sócio-cultural e sem distúrbios cognitivos. O uso de atividades terapêuticas de treino das habilidades fonológicas visa maximizar as habilidades fonológicas em sujeitos com dificuldades na aprendizagem, melhorando quanto à análise fonológica da linguagem, na percepção, produção e manipulação dos sons e sílabas. Objetivo: Verificar a evolução no sistema fonológico em escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos a remediação fonológica. Metodologia: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Foram avaliadas 20 crianças com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento, com idade de 8 a 14 anos, sendo o grupo I (GI) composto por 10 escolares submetidos ao programa, e grupo II (GII), composto por 10 escolares não submetidos à remediação. Foi realizada a Avaliação Fonológica da Criança (Yavas, Hernandorena, Lamprecht,1992) antes e após a intervenção. Tal instrumento garante a obtenção de uma amostra representativa da fala da criança pela nomeação de 5 desenhos temáticos (veículos, sala, banheiro, cozinha e zoológico) para estimulação de 125 itens que formam a lista de palavras. Após, foi aplicado o programa de remediação fonológica, de leitura e escrita, realizado em três etapas distintas, com 24 sessões, cumulativas, sendo cada etapa realizada duas vezes por semana, com duração de 30 minutos cada. Foram trabalhadas progressivamente e de forma acumulativa, por meio de atividades lúdicas, habilidades auditivas de identificação e discriminação, além de atividades de consciência fonológica e leitura e escrita.As amostras de fala foram analisadas anotando-se os processos fonológicos encontrados em cada sujeito, pré e pós-intervenção, sendo realizada análise estatística descritiva. Resultados: O número de sujeitos do grupo I sem alterações fonológicas aumentou em 30%, enquanto no Grupo II não ocorreram mudanças, mantendo o mesmo número de processos fonológicos encontrados (1 ensurdecimento e 1 sonorização). Tal mudança nos sujeitos do Grupo I ocorreu devido ao desaparecimento do processo de simplificação de líquidas. Apenas 2 sujeitos continuaram apresentando processos de ensurdecimento. Discussão: O trabalho fonológico possibilitou às crianças uma maior capacidade de análise da própria produção, conseguindo reduzir o número de ocorrências de processos fonológicos não esperados para sua idade, além de realizar autocorreção. De acordo com estudos anteriores, para o aprendizado inicial da leitura e escrita é necessária a percepção de informações acústicas para codificar e decodificar os fonemas. As crianças que apresentam dificuldades em processar os estímulos sonoros da fala poderão deparar-se com obstáculos na manipulação da estrutura fonológica da linguagem e estarão sujeitas a apresentar dificuldades de leitura e escrita. Assim a melhora da produção fonológica é um fator que poderá auxiliar no processo de leitura e escrita dos escolares com dislexia do desenvolvimento. Conclusão: Os escolares submetidos ao programa de remediação fonológica apresentaram melhora em seu repertório fonológico, devido a uma melhor capacidade de identificar e discriminar os sons da língua.
- Imprenta:
- Publisher: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2012
- Source:
- Título do periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- ISSN: 2179-0841
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, suplemento, p. 2966, 2012
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
FERRAZ, Érika e CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro. Programa de remediação fonológica: evoluçoes no sistema fonológico em escolares com dislexia de desenvolvimento. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. . Acesso em: 23 abr. 2024. , 2012 -
APA
Ferraz, É., & Crenitte, P. A. P. (2012). Programa de remediação fonológica: evoluçoes no sistema fonológico em escolares com dislexia de desenvolvimento. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Ferraz É, Crenitte PAP. Programa de remediação fonológica: evoluçoes no sistema fonológico em escolares com dislexia de desenvolvimento. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 17 2966.[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Ferraz É, Crenitte PAP. Programa de remediação fonológica: evoluçoes no sistema fonológico em escolares com dislexia de desenvolvimento. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 17 2966.[citado 2024 abr. 23 ] - Conhecimento dos professores do ensino fundamenteal sobre a gagueira
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