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A formação de professores em educação ambiental por meio da educação a distância (EAD): registro crítico-analítico viabilizado pela pesquisa-ação em Mirassol D'Oeste (MT) (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: BERNAL, VANIA BORGES - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PESQUISA
  • Palavras-chave do autor: Action-research; Distance education; Educação a Distância; Educação Ambiental; Environmental education; Formação de professores; Metodologia de Projetos; Pesquisa-ação; Projects methodology; Teacher education
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente pesquisa verifica as possibilidades e limites da formação de professores em Educação Ambiental (EA) na perspectiva crítica, por meio da Educação a Distância (EAD) semipresencial. As análises estão baseadas na aplicação do curso Educação Ambiental: Rede Ambiência, promovido pelo Instituto Nacional de Análise do Risco Ambiental (INAIRA). As contribuições de autores do pensamento crítico em EA foram consideradas em torno da formação continuada dos educadores. Os princípios metodológicos da pesquisa-ação subsidiam este estudo. No processo, as interpretações da realidade observada e as possíveis ações transformadoras são objetos de discussão. A pesquisa prática ocorreu durante o ano de 2010, com um grupo de 42 educadores do município de Mirassol DOeste, no Mato Grosso. O percurso da formação pautou-se no conhecimento e na discussão das questões ambientais locais e na sensibilização dos educadores, para um efetivo trabalho de EA com os alunos. A metodologia de projetos foi a estratégia sugerida para o desenvolvimento da EA crítica com os estudantes, pois possibilita estudos do meio que estimulam as investigações das problemáticas locais. Como resultado, verificou-se que a EAD semipresencial pode ser utilizada na formação em EA crítica, desde que conte com as ferramentas interativas de comunicação - os fóruns virtuais, e com metodologias participativas que agucem o pensamento reflexivo. Quanto aos limites apresentados, a presença do formador para um melhor acompanhamentono momento da realização dos projetos revelou-se positiva, também um maior estímulo à participação dos educadores nos fóruns pode ser considerado fundamental para a melhoria da qualidade do processo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.09.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BERNAL, Vania Borges. A formação de professores em educação ambiental por meio da educação a distância (EAD): registro crítico-analítico viabilizado pela pesquisa-ação em Mirassol D'Oeste (MT). 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26112012-102045/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Bernal, V. B. (2012). A formação de professores em educação ambiental por meio da educação a distância (EAD): registro crítico-analítico viabilizado pela pesquisa-ação em Mirassol D'Oeste (MT) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26112012-102045/
    • NLM

      Bernal VB. A formação de professores em educação ambiental por meio da educação a distância (EAD): registro crítico-analítico viabilizado pela pesquisa-ação em Mirassol D'Oeste (MT) [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26112012-102045/
    • Vancouver

      Bernal VB. A formação de professores em educação ambiental por meio da educação a distância (EAD): registro crítico-analítico viabilizado pela pesquisa-ação em Mirassol D'Oeste (MT) [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26112012-102045/


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