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Parecer bom X parecer justo: o pedido de desculpas na gestão da imagem nas interações midiáticas (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: LIMA, FABIO BARBOSA DE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: CONVERSAÇÃO; SOCIOLINGUÍSTICA; PORTUGUÊS DO BRASIL; LÍNGUA ESPANHOLA; PRAGMÁTICA
  • Palavras-chave do autor: Apology; Cortesia; Courtesy; Image; Imagem; Interações midiáticas; Media interactions; Pedido de desculpas
  • Idioma: Português
  • Resumo: Neste estudo, analisamos a realização linguística dos pedidos de desculpas em situações espontâneas no português do Brasil e no espanhol da Argentina. Os corpora são constituídos por fragmentos das atrações televisivas Big Brother Brasil e Gran Hermano Argentina. Ao nos voltarmos para os estudos pragmáticos para abordar a cortesia, considerando que este fenômeno linguístico-discursivo está apoiado no conceito de face, recorremos aos postulados de Goffman (1970), Brown & Levinson (1987 [1978]), Leech (1997), chegando até os mais recentes estudos, com teóricos como Haverkate (1994), Kerbrat-Orecchioni (2004, 2005, 2006), Bravo (1999, 2004, 2009), Briz Gómez (1996, 2001) e Álvarez Muro (2005). Nas interações analisadas do corpus do português do Brasil, observou-se uma forte valorização da imagem pública, com uma preocupação com a imagem junto aos telespectadores, ou seja, há a preocupação com a efetivação da desculpa e a volta da interação, valorizando o consenso. No corpus argentino, por sua vez, observou-se que a intenção primeira é a valorização da imagem pessoal frente ao interlocutor direto, sem um trabalho efetivo de imagem junto ao telespectador, de forma que expressar sua opinião e sustentá-la até o fim, mesmo ao custo da manutenção da interação, é mais valorizado que o consenso. Os resultados apontam que, se há, por um lado, o valor brasileiro de parecer bom, posicionando-se de forma contrária a qualquer atitude que possa ser considerada como preconceituosa, mesmo queisso custe o direito de defender sua opinião frente aos demais; do lado argentino, há a valorização do sentido de parecer justo, buscando a defesa do direito de expressar sua opinião e defendê-la, mesmo ao custo da manutenção da interação
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.07.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      LIMA, Fabio Barbosa de. Parecer bom X parecer justo: o pedido de desculpas na gestão da imagem nas interações midiáticas. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-25102012-123425/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Lima, F. B. de. (2012). Parecer bom X parecer justo: o pedido de desculpas na gestão da imagem nas interações midiáticas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-25102012-123425/
    • NLM

      Lima FB de. Parecer bom X parecer justo: o pedido de desculpas na gestão da imagem nas interações midiáticas [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-25102012-123425/
    • Vancouver

      Lima FB de. Parecer bom X parecer justo: o pedido de desculpas na gestão da imagem nas interações midiáticas [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-25102012-123425/


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