A atuação do docente de ginástica nos cursos de licenciatura em educação física (2012)
- Authors:
- Autor USP: CARBINATTO, MICHELE VIVIENE - EEFE
- Unidade: EEFE
- Sigla do Departamento: EFP
- DOI: 10.11606/T.39.2012.tde-09112012-103907
- Subjects: EDUCAÇÃO FÍSICA; GINÁSTICA
- Keywords: Atuação docente; Complexity theory; gymnastics; Inter e transdisciplinaridade; Physical education; Professor performance; Teoria da complexidade
- Language: Português
- Abstract: As discussões sobre a formação profissional em Educação Física foram assíduas em dois momentos, a saber: a década de 80 e após o ano 2000, com a consolidação do Conselho de Educação Física e ampliação de oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área, além de significativo aumento na produção do conhecimento. Dentre os tópicos questionados, a atuação do docente universitário passou a ser questionada, especialmente no fato do ensino transmissivo pairar sobre o trabalho daquele no ensino superior. Neste cenário, críticas e apontamentos passaram a ser apresentados no intuito de melhor balizar a atuação do docente universitário em prol de uma formação mais abrangente e contextualizada às necessidades da sociedade. Apoiados na base epistemológica da Teoria da Complexidade, na inter e na transdisciplinaridade como fundamentais para balizar a operacionalização de modalidades didáticas (estratégias metodológicas, avaliação, processo ensino-aprendizagem, dentre outros) do docente do ensino superior, o presente estudo investigou no discurso de 14 docentes que ministram disciplinas de ginástica em cursos de licenciatura em Educação Física do estado de São Paulo, se aqueles princípios estavam presentes e, caso positivo, como se apresentavam na prática educativa. (Continua)(Continuação) Os dados revelaram indícios da preocupação dos docentes com a formação de seus alunos, entretanto, a atuação ainda está enraizada em modelos tradicionalistas, com interesse na apresentação de dados e de conceitos e, não necessariamente, na reflexão e apreensão dos conhecimentos da área. A estratégia que melhor se enquadrou aos princípios educativos da base epistêmica por nós defendida referiu-se aos seminários (sem clara alusão à discussão durante o mesmo) e as apresentações, em formatos de festivais e de coreografias, pautadas nos preceitos da ginástica geral. Observamos também superficialidade nas discussões da atuação sobre a perspectiva da inter e da transdisciplinaridade, importantes para diminuir a verticalidade e fragmentação do conhecimento, que dificulta o entendimento do fenômeno que se estuda, no caso, da ginástica. Afinal, acreditamos que as aulas de ginástica nas Universidades devem permear a valorização da iniciativa e da autonomia, da imaginação e da invenção, a ação em relação ao discurso e a apropriação do saber em relação à sua transmissão
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.08.2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
CARBINATTO, Michele Viviene. A atuação do docente de ginástica nos cursos de licenciatura em educação física. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-09112012-103907/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Carbinatto, M. V. (2012). A atuação do docente de ginástica nos cursos de licenciatura em educação física (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-09112012-103907/ -
NLM
Carbinatto MV. A atuação do docente de ginástica nos cursos de licenciatura em educação física [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-09112012-103907/ -
Vancouver
Carbinatto MV. A atuação do docente de ginástica nos cursos de licenciatura em educação física [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-09112012-103907/ - From representativeness to opportunism: championships from São Paulo State
- The facilitator's role in supporting physical education teachers' empowerment in a professional learning community
- Elementos do balé clássico nas séries de ginástica rítmica de alto rendimento: um estudo de caso
- Composição coreográfica na ginástica artística feminina: encaminhamentos práticos
- Festival Nacional de Ginástica do Japão: panorama geral e tipologia das composições coreográficas
- Ginástica para todos no Rio Grande do Sul: desafios e perspectivas
- Extensão universitária e ginástica para todos: contribuições à formação profissional
- Iniciação às competições de ginástica rítmica: os festivais em foco
- Se-Movimentar ginástico: um olhar fenomenológico sobre o processo de ensino e aprendizagem da ginástica
- A Inclusão de Escolares com deficiência na Educação Física escolar: a Ginástica para Todos em foco
Informações sobre o DOI: 10.11606/T.39.2012.tde-09112012-103907 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas