Exportar registro bibliográfico

O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: ALBERTINI, MARIA REGINA BRECHT - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: PSICODIAGNÓSTICO; CRIANÇAS; ESPAÇO POTENCIAL; PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Na área do psicodiagnóstico de crianças, a literatura científica tem apontado para a orientação de que o uso do desenho pode ser utilizado como um valioso recurso. Inserida nesse campo de estudos, esta investigação objetiva discutir a possibilidade do emprego desse recurso com a ampliação de mais um elemento, qual seja: a realização de um desenho conjunto pelo grupo familiar presente na entrevista familiar diagnóstica. Como método, utilizamos o clínico-qualitativo, com fundamentação psicanalítica, sobretudo a desenvolvida por Donald Winnicott. Em termos de procedimento, em uma instituição de ensino superior, dois psicodiagnósticos de crianças foram efetuados. Em ambos, o trabalho consistiu nos seguintes passos sequenciais: entrevista de anamnese com os pais, observação lúdica com a criança, Procedimento de Desenho de Família com Estória, entrevista familiar, entrevista devolutiva. Ao final, a discussão desenvolvida focalizou, principalmente, os seguintes pontos: o uso do desenho conjunto facilitou a expressão de conflitos presentes na criança e no grupo familiar; além de uma avaliação psicológica, o processo de psicodiagnóstico realizado implicou numa forma de intervenção clínica; o conceito winnicotiano de espaço potencial auxiliou a compreensão dos fenômenos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.05.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ALBERTINI, Maria Regina Brecht. O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Albertini, M. R. B. (2012). O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/
    • NLM

      Albertini MRB. O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/
    • Vancouver

      Albertini MRB. O uso do desenho conjunto na entrevista familiar: uma proposta para o psicodiagnóstico de crianças [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-26102012-152450/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024