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A articulação da educação infantil com o ensino fundamental I: a voz das crianças, dos professores e da família em relação ao ingresso no 1º ano (2012)

  • Authors:
  • Autor USP: RABINOVICH, SHELLY BLECHER - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL; ENSINO FUNDAMENTAL; PEDAGOGIA
  • Keywords: early childhood education; Educação infantil; Ensino Fundamental de seis anos; pedagogical proposal; proposta pedagógica; six years of elementary education
  • Language: Português
  • Abstract: O objetivo desta pesquisa consiste em conhecer as expectativas das crianças, dos pais, dos professores e da gestão em relação ao processo de implantação do Ensino Fundamental de 9 anos e verificar como as escolas estão se organizando para receber as crianças de seis anos. Essa pesquisa foi motivada, portanto, pela necessidade de buscar respostas a um problema que presenciamos enquanto professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede pública e particular da cidade de São Paulo: a falta de articulação entre o último ano do infantil e o primeiro ano do Ensino Fundamental, após à aprovação da lei que altera o Ensino Fundamental de oito para nove anos (lei nº 11.114/05 e lei nº 11.274/06). Para cumprir os objetivos do estudo, realizamos primeiramente a coleta dos dados numa Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), localizada no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo, durante o período de junho 2008 a dezembro de 2008 e, num segundo momento acompanhamos algumas das crianças que frequentaram o 3º estágio da Educação Infantil para uma escola Estadual de Ensino Fundamental I, localizada no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo, durante o período de fevereiro de 2009 a julho de 2009. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que utilizamos, como instrumentos de coleta de dados: as observações dos momentos da rotina no 3º estágio da Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental; entrevistas semi estruturadas com duas professoras do 3ºestágio da Educação Infantil com duas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, com as coordenadoras e diretores dos dois níveis de ensino, com as crianças das turmas pesquisadas e com algumas famílias que se interessaram em participar do estudo. Os principais teóricos que embasaram esse estudo foram: Lev Semeanovitch Vygotski, Henri Wallon, bem como alguns teóricos da atualidade que tratam sobre o tema da alfabetização como Magda Soares, Angela B. Kleiman, Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Para analisar os dados, elegemos três categorias que foram, por sua vez, divididas em subcategorias para dar conta de todas as particularidades da pesquisa: aspectos centrais que envolvem a proposta de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos; aspectos centrais que envolvem o funcionamento das instituições de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e aspectos evidenciados no estudo relativos às expectativas dos sujeitos que participaram da pesquisa. Após analisar os dados coletados e articulá-los às ideias dos teóricos concluímos que os profissionais que trabalham na Educação Infantil e no Ensino Fundamental acreditam que a nova configuração para o ingresso das crianças com seis anos no 1º ano ainda está sendo realizada de forma equivocada: cada nível de ensino continua trabalhando da mesma maneira, ou seja, parece que tal medida não modificou a forma como as crianças são preparadas para o novo ciclo nem são recebidas no primeiro ano como crianças de seis anos que saíram daEducação Infantil. Escutamos muitas críticas, sem nenhuma proposta concreta para a passagem das crianças mais novas para a escola fundamental. As escolas não estão preparadas para receber as crianças mais novas em termos de espaço físico, de materiais e de currículo. As propostas pedagógicas continuam sendo as mesmas do Ensino Fundamental de oito anos, ou seja, a criança ingressa no 1º ano com seis anos, mas é tratada como se tivesse sete anos de idade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.08.2012
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      RABINOVICH, Shelly Blecher. A articulação da educação infantil com o ensino fundamental I: a voz das crianças, dos professores e da família em relação ao ingresso no 1º ano. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102012-134602/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Rabinovich, S. B. (2012). A articulação da educação infantil com o ensino fundamental I: a voz das crianças, dos professores e da família em relação ao ingresso no 1º ano (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102012-134602/
    • NLM

      Rabinovich SB. A articulação da educação infantil com o ensino fundamental I: a voz das crianças, dos professores e da família em relação ao ingresso no 1º ano [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102012-134602/
    • Vancouver

      Rabinovich SB. A articulação da educação infantil com o ensino fundamental I: a voz das crianças, dos professores e da família em relação ao ingresso no 1º ano [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102012-134602/

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