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Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê? (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: BRITO, BIANCA MARIA SANTANA DE - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDA
  • Assuntos: APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • Palavras-chave do autor: aprendizagem ao longo da vida; educação de jovens e adultos; educational technology; ICT; information and communication technologies; life-long learning; tecnologia educacional; tecnologias de informação e comunicação; TIC; youth and adult education
  • Idioma: Português
  • Resumo: As tecnologias digitais compõem um cenário de mudanças em diversas esferas da sociedade. O objetivo deste trabalho foi investigar a presença de tais tecnologias na EJA (educação de jovens e adultos), por meio dos usos que estudantes dizem fazer dessas tecnologias e as possíveis relações desses usos com o processo de escolarização e as aprendizagens que vivenciam. Foram aplicados trinta questionários a jovens e adultos matriculados em salas de EJA de escolas públicas da região da Freguesia do Ó e Brasilândia, na zona noroeste de São Paulo, e realizadas entrevistas de profundidade com cinco dos sujeitos que responderam aos questionários. Os resultados indicam que a maior parte dos sujeitos utiliza as tecnologias digitais fora das escolas para se comunicarem, para se divertirem e aprenderem sobre temas relacionados a projetos pessoais e conteúdos culturais de seu interesse. Também é possível afirmar que a apropriação das tecnologias, explorando suas diversas possibilidades para a realização de projetos individuais ou coletivos, depende de saberes prévios aprendidos na escola. Sem estarem alfabetizados, por exemplo, a capacidade de navegação pela rede fica comprometida, e quanto mais escolarizados, mais os sujeitos da EJA se apropriam das tecnologias digitais. A partir das análises destes resultados são desenhadas recomendações de como os projetos de EJA, as escolas e as políticas públicas podem contribuir para a ampliação dos usos das tecnologias digitais, e para que estes usosauxiliem nos processos de aprendizagem ao longo da vida dos sujeitos da educação de jovens e adultos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.08.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BRITO, Bianca Maria Santana de. Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê?. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102012-103931/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Brito, B. M. S. de. (2012). Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê? (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102012-103931/
    • NLM

      Brito BMS de. Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê? [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102012-103931/
    • Vancouver

      Brito BMS de. Jovens e adultos em processo de escolarização e as tecnologias digitais: quem usa, a favor de quem e para quê? [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102012-103931/

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