Desafios na formação médica: a contribuição da avaliação (2012)
- Autores:
- Autor USP: OLIVEIRA, MARIA AMELIA DE CAMPOS - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/S0100-55022012000400018
- Assuntos: EDUCAÇÃO MÉDICA; MEDICINA (ENSINO); AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
- Idioma: Português
- Resumo: O curso de medicina da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) adota um currículo integrado, orientado por competência, em que a avaliação do desempenho dos estudantes recai sobre aspectos cognitivos, habilidades e atitudes. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar as concepções dos professores dessa Instituição a respeito da avaliação. Para tanto, realizou-se a filmagem de 12 Exercí-cios de Avaliação da Prática Profissional (Eapp). Para a análise dos discursos, utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, que se baseia em princípios hermenêutico-dialéticos. Foram identificadas diferentes concepções de avaliação, desde a mais tradicional até a mais crítica e reflexiva. Concluiu--se que o Eapp é um espaço privilegiado para avaliar o desempenho dos estudantes e problematizar a prática avaliativa dos professores.
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2012
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Educação Médica
- ISSN: 0100-5502
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 36, n. 2, p. 280-288, abr./jun. 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto e OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. Desafios na formação médica: a contribuição da avaliação. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. abr./ju 2012, p. 280-288, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400018. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Braccialli, L. A. D., & Oliveira, M. A. de C. (2012). Desafios na formação médica: a contribuição da avaliação. Revista Brasileira de Educação Médica, 36( abr./ju 2012), 280-288. doi:10.1590/S0100-55022012000400018 -
NLM
Braccialli LAD, Oliveira MA de C. Desafios na formação médica: a contribuição da avaliação [Internet]. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012 ; 36( abr./ju 2012): 280-288.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400018 -
Vancouver
Braccialli LAD, Oliveira MA de C. Desafios na formação médica: a contribuição da avaliação [Internet]. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012 ; 36( abr./ju 2012): 280-288.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400018 - A institucionalização e o desenvolvimento da enfermagem no Brasil frente ás politicas de saúde
- Esquema básico de vacinação: caracterização da população de faltosos do CSE Butantã
- Adolescência, o adolescer e o adolescente: re-significação a partir da determinação social do processo saúde-doença
- Soroconversão pós-vacinação contra hepatite B em trabalhadores da saúde de um laboratório regional do municipio de Marília
- A educação permanente em saúde para a qualificação do processo de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família
- O acolhimento no processo de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família de Campina Grande-PB, Brasil
- Perfil de idosos com perdas funcionais e dependência atendidos por um Serviço de Assistência Domiciliária no município de São Paulo
- Perfis das pessoas atendidas em domicílio pela estratégia saúde da família no município de São Paulo
- Implicações do SINAES na formação do enfermeiro: o instituído e o instituinte na busca por uma formação emancipatória
- A educação em saúde permeia as atividades...[Prefácio]
Informações sobre o DOI: 10.1590/S0100-55022012000400018 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
OLIVEIRA, M A de C doc 91... | Direct link | ||
OLIVEIRA, M A de C doc 80... | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas