Exportar registro bibliográfico

Estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes universitários (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, LISLIê LOPES VIDAL - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: ESTILO COGNITIVO; APRENDIZAGEM; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este estudo exploratório buscou investigar os estilos e estratégias de aprendizagem de universitários, com o objetivo de avaliar uma possível interação entre os dois constructos e também comparar o tipo de estilo e de estratégia de aprendizagem dos participantes em função da área de conhecimento, do curso e sexo dos participantes. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior, particular, do interior paulista com 352 estudantes de diversos cursos. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: o Índice de Estilos de Aprendizagem e a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem em Universitários. Quanto aos estilos de aprendizagem, a amostra como um todo se revelou predominantemente sensorial, visual, ativa e sequencial. E no tocante às estratégias de aprendizagem, constatou-se que há uma ordem hierárquica no uso das mesmas: os universitários tenderam a utilizar preferencialmente as estratégias de autorregulação dos recursos internos e contextuais, seguidas pelas de autorregulação cognitiva e metacognitiva e, por último, às destinadas à autorregulação social. Os resultados obtidos não apresentaram correlação suficientemente robusta entre estilos e estratégias de aprendizagem. Contudo, as demais comparações realizadas indicaram diferenças significantes quanto as variáveis: área de conhecimento, curso e gênero do participante. Com base nestes resultados, sugere-se que o professor promova diferentes formas de se lidar com a informação,favorecendo o contato do estudante com outros estilos de aprendizagem diferentes daqueles preferidos por este. Aponta-se também para necessidade de programas de ensino para o uso de estratégias de aprendizagem voltados aos estudantes universitários
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.05.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Lisliê Lopes Vidal. Estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes universitários. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12092012-161445/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Silva, L. L. V. (2012). Estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes universitários (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12092012-161445/
    • NLM

      Silva LLV. Estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes universitários [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12092012-161445/
    • Vancouver

      Silva LLV. Estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes universitários [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12092012-161445/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024