Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film (2012)
- Autor:
- Autor USP: MORETTIN, EDUARDO VICTORIO - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264
- Assuntos: CINEMA; HISTÓRIA; HISTÓRIA DO CINEMA; EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste paper é traçar a trajetória de Armando Pamplona na Exposição Internacional do Centenário da Independência Brasileira, em 1922, a partir da análise da participação de sua produtora, a Independência Film, e de seus filmes. Pretendemos avaliar as relações entre cinema e Estado neste período, tomando Pamplona — denominado "apóstolo do modernismo" por Menotti del Picchia — como estudo de caso
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Significação : revista de cultura audiovisual
- ISSN: 1516-4330
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 39, n. 37, p. 75-92, 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MORETTIN, Eduardo. Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film. Significação : revista de cultura audiovisual, v. 39, n. 37, p. 75-92, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Morettin, E. (2012). Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film. Significação : revista de cultura audiovisual, 39( 37), 75-92. doi:10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 -
NLM
Morettin E. Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film [Internet]. Significação : revista de cultura audiovisual. 2012 ; 39( 37): 75-92.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 -
Vancouver
Morettin E. Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film [Internet]. Significação : revista de cultura audiovisual. 2012 ; 39( 37): 75-92.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 - Cinemateca Brasileira: o sequestro de nossa memória audiovisual
- Humberto Mauro
- [O documentário brasileiro contemporâneo e as memórias sobre o regime militar]
- Crítica de intervenção e resistência: convergências entre o passado e o presente [Prefácio]
- Desafios da Significação [Entrevista]: revista de cultura audiovisual
- Uma história do cinema: movimentos, gêneros e diretores
- O presente livro aborda...[Orelha de livro]
- A representação da história no cinema brasileiro (1907-1949)
- Debate 100 Paulo Emílio
- Entrevista com Eduardo Morettin. [Entrevista a Vinicius Alexandre Rocha Piassi e Renata Silveira Dutra]
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas