Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film (2012)
- Autor:
- Autor USP: MORETTIN, EDUARDO VICTORIO - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264
- Subjects: CINEMA; HISTÓRIA; HISTÓRIA DO CINEMA; EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS
- Language: Português
- Abstract: O objetivo deste paper é traçar a trajetória de Armando Pamplona na Exposição Internacional do Centenário da Independência Brasileira, em 1922, a partir da análise da participação de sua produtora, a Independência Film, e de seus filmes. Pretendemos avaliar as relações entre cinema e Estado neste período, tomando Pamplona — denominado "apóstolo do modernismo" por Menotti del Picchia — como estudo de caso
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Significação : revista de cultura audiovisual
- ISSN: 1516-4330
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 39, n. 37, p. 75-92, 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MORETTIN, Eduardo. Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film. Significação : revista de cultura audiovisual, v. 39, n. 37, p. 75-92, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Morettin, E. (2012). Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film. Significação : revista de cultura audiovisual, 39( 37), 75-92. doi:10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 -
NLM
Morettin E. Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film [Internet]. Significação : revista de cultura audiovisual. 2012 ; 39( 37): 75-92.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 -
Vancouver
Morettin E. Um apóstolo do modernismo na Exposição Internacional do Centenário: Armando Pamplona e a Independência Film [Internet]. Significação : revista de cultura audiovisual. 2012 ; 39( 37): 75-92.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 - Cine, música e história: Heitor Villa-Lobos y O descobrimento do Brasil (1937) de Humberto Mauro
- A imagem cinematográfica do passado brasileiro construída pelos imigrantes nas décadas de 20 e 30: adesão ou dissonância?
- O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro
- Diamante bruto
- Visualidades hoje
- Cinema e Estado no Brasil: a Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922 e 1923
- Ver TV debate o enfoque dos programas televisivos sobre história [Entrevista]
- História e documentário
- Cine y estado en Brasil: intervención, censura y producción de imágenes del poder
- O cinema como fonte histórica na obras de Marc Ferro
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71264 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas