Atuação fonoaudiológica com paciente bilíngue pós acidente vascular encefálico: relato de caso (2012)
- Autores:
- Autor USP: CALDANA, MAGALI DE LOURDES - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL; BILINGUISMO
- Idioma: Português
- Resumo: O Acidente Vascular Encefálico-AVE caracteriza-se como um déficit neurológico decorrente da interrupção de suprimento sanguíneo, por obstrução ou rompimento dos vasos. Entre as diversas consequências, encontra-se a afasia, que é definida como a perda ou debilidade da linguagem causada por dano neurológico. Indivíduos bilíngues afásicos podem não recuperar suas línguas na mesma abrangência, e pacientes que antes dominavam duas línguas podem passar a ter uma só. Objetiva-se com este trabalho relatar o processo terapêutico de um paciente afásico bilíngue, do sexo masculino, 78 anos, cuja língua materna é japonesa. Desde seus 18 anos mora no Brasil, onde foi alfabetizado e reside até o momento. Em 2009 sofreu um AVE que originou um quadro afásico. Iniciou intervenção fonoaudiológica e na avaliação da linguagem foram observadas alterações sintáticas, pragmáticas, de evocação e nomeação. Também apresentou alterações na memória de trabalho de curto e longo prazo e dificuldades nos aspectos referentes à interpretação e leitura de textos, estando a escrita adequada. A comunicação pela língua materna permaneceu sem alterações. A intervenção objetivou a adequação da linguagem por meio da estimulação da construção sintática e pragmática, sequencializações para a memória com apoio auditivo e visual, além da utilização de materiais adaptados à língua materna. Observou-se melhorias na linguagem oral, que se tornou mais inteligível e na nomeação que não é mais primariamente na língua materna. Ao se adquirir uma segunda língua após os 12 anos, diversas áreas cerebrais são ativadas para acessar os idiomas, diferente de quando ocorre juntamente à língua mãe. Em casos de alterações adquiridas de linguagem, o idioma aprendido tardiamente é mais suscetível às perturbações da memória e a afasia.Na intervenção fonoaudiológica, deve-se utilizar todas as habilidades residuais do paciente e especialmente em casos de pacientes bilíngues, a utilização de estratégias adaptadas à língua mãe pode otimizar a reabilitação.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro"
-
ABNT
ROCHA, Andressa Vital e FRANCO, Elen Caroline e CALDANA, Magali de Lourdes. Atuação fonoaudiológica com paciente bilíngue pós acidente vascular encefálico: relato de caso. 2012, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2012. . Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Rocha, A. V., Franco, E. C., & Caldana, M. de L. (2012). Atuação fonoaudiológica com paciente bilíngue pós acidente vascular encefálico: relato de caso. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Rocha AV, Franco EC, Caldana M de L. Atuação fonoaudiológica com paciente bilíngue pós acidente vascular encefálico: relato de caso. Anais. 2012 ;[citado 2024 set. 20 ] -
Vancouver
Rocha AV, Franco EC, Caldana M de L. Atuação fonoaudiológica com paciente bilíngue pós acidente vascular encefálico: relato de caso. Anais. 2012 ;[citado 2024 set. 20 ] - Elaboração de um website sobre as alterações fonoaudiológicas na Doença de Parkinson
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