A influência da otite média na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral: estudo de caso (2012)
- Authors:
- USP affiliated authors: NICOLIELO, ANA PAOLA - FOB ; HERRERA, SIMONE APARECIDA LOPES - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: OTITE MÉDIA; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; LINGUAGEM ORAL; ESTUDO DE CASO
- Language: Português
- Abstract: A otite média é a inflamação da orelha média, com grande incidência em crianças menores de 36 meses. O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento da linguagem oral de uma criança, do sexo masculino, de 3 anos de idade pré e pós microcirurgia otológica e adenoidectomia. Este estudo foi feito com base nos relatórios clínicos presentes no prontuário da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru. A queixa da família surgiu quando a criança tinha 25 meses de idade, apresentando queixa de que a criança não falava e apresentava sialorréia. No histórico de saúde geral, relatou-se a presença de episódios alérgicos frequentes, não sendo feito nenhum tratamento médico. Assim, foi realizado encaminhamento para avaliação otorrinolaringológica (ORL) e audiológica, constatando, respectivamente, membrana opaca bilateral, limiares por via aérea rebaixados e curva timpanométrica do tipo B. Na avaliação fonoaudiológica, constatou-se atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral caracterizado por pouca intenção comunicativa, prejuízo nas habilidades e funções comunicativas com linguagem receptiva preservada. No primeiro ano de intervenção fonoaudiológica, não houve evolução do quadro. Neste período, a criança realizou apenas avaliações ORL, não sendo indicado nenhum procedimento específico. Ao final deste primeiro ano, a criança foi submetida à microcirurgia otológica e adenoidectomia. Após a intervenção cirúrgica, a família relatou diminuição das crises alérgicas e melhora na linguagem oral. A avaliação fonoaudiológica constatou aumento da intenção comunicativa, presença de oralidade com elaboração de frases com 3 ou mais palavras, sendo estas telegráficas ou não e evolução das funções comunicativas.Sabe-se que a otite média gera grande prejuízo para a percepção dos sons da fala acarretando, portanto, prejuízos na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Assim, o diagnóstico e intervenção precoce tornam-se imprescindíveis, assim como a insistente orientação fonoaudiológica para que as famílias procurem os recursos necessários (cirúrgicos e/ou medicamentosos) ao caso.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro"
-
ABNT
BISPO, Nachale Helen Maciel et al. A influência da otite média na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral: estudo de caso. 2012, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2012. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Bispo, N. H. M., Nicolielo, A. P., Capovilla, J. K., & Lopes-Herrera, S. A. (2012). A influência da otite média na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral: estudo de caso. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Bispo NHM, Nicolielo AP, Capovilla JK, Lopes-Herrera SA. A influência da otite média na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral: estudo de caso. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Bispo NHM, Nicolielo AP, Capovilla JK, Lopes-Herrera SA. A influência da otite média na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral: estudo de caso. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 18 ] - Intervenção fonoaudiológica com música e técnicas de relaxamento em indivíduo adulto disfluente: relato de caso
- Programa de acompañamiento para padres de niños con alteraciones de lenguaje concomitante a intervención fonoaudiológica
- Intervención fonoaudiológica basada en la perspectiva pragmática en trastorno generalizado del desarrollo (TGD): caso clinico
- Influência familial e ambiental em um quadro de taquifemia: relato de caso
- Velocidad y fluidez del habla de niños con trastorno fonológico
- Relações entre processamento fonológico e alterações de leitura e escrita em crianças com distúrbio específico de linguagem
- Relação entre compreensão leitora e habilidades cognitivas e linguísticas em escolares com distúrbio de aprendizagem
- Desenvolvimento comunicativo em gemelares: estudo de casos
- Evolução do processo terapêutico fonoaudiológico em um caso de distúrbio específico de linguagem
- Relationship between phonological working memory, metacognitive skills and reading comprehension in children with learning disabilities
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas