Queixas relacionadas à atuação fonoaudiológica de pacientes atendidos em clínica de odontopediatria (2012)
- Autores:
- Autores USP: GEJÃO, MARIANA GERMANO - FOB ; SILVA, SALETE MOURA BONIFACIO DA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: QUEIXA; PACIENTES; FONOAUDIOLOGIA; ODONTOPEDIATRIA
- Idioma: Português
- Resumo: A atuação conjunta entre a Odontologia e a Fonoaudiologia tem se tornado mais frequente, proporcionando ao paciente o atendimento interdisciplinar, que por sua vez, busca a melhora na qualidade de vida do paciente. Este estudo verificou as queixas, relacionadas a problemas fonoaudiológicos, observados em crianças atendidas em Clínica de Odontopediatria, por graduandos em odontologia. Foram analisados 149 prontuários de crianças de 6 a 14 anos atendidas no segundo semestre de 2010 e de 2011. O questionário continha oito perguntas relacionadas às possíveis queixas de comunicação, englobando as áreas de atuação da fonoaudiologia: audiologia, linguagem, voz, motricidade orofacial e disfagia. Este questionário foi implementado na rotina de atendimento clínico odontopediátrico do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, a partir da atuação conjunta de uma doutoranda com formação em fonoaudiologia. Em 2010, dos 73 prontuários analisados, 85% possuíam o questionário. Destes, 55% possuíam o questionário respondido e 50% (17 crianças) possuíam queixas relacionadas à comunicação, sendo: 40% de linguagem/fala, 27% de motricidade orofacial, 17% de voz, 13% de disfagia e 3% de audição. Em 2011, dos 76 prontuários analisados, 84% possuíam o questionário. Destes, 75% possuíam o questionário respondido e 63% (30 crianças) possuíam queixas relacionadas à comunicação, sendo: 72% de linguagem/fala, 25% de motricidade orofacial, 5% de disfagia e de audição e 3% de voz. Comparando os dois anos, verificou-se que os questionários foram aplicados com maior frequência durante a rotina do atendimento clínico em 2011. A linguagem/fala foi a área da fonoaudiologia com maior queixa, seguida da motricidade orofacial.A família dos pacientes com queixa foi orientada a procurar atendimento fonoaudiológico, com exceção das 5 crianças que já estavam em atendimento fonoaudiológico. A porcentagem elevada de crianças com queixas relacionadas à atuação fonoaudiológica também tem sido relatadas na literatura.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro"
-
ABNT
VISMARA, Danielle Gonçalves e GEJÃO, Mariana Germano e SILVA, Salete Moura Bonifácio. Queixas relacionadas à atuação fonoaudiológica de pacientes atendidos em clínica de odontopediatria. 2012, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2012. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Vismara, D. G., Gejão, M. G., & Silva, S. M. B. (2012). Queixas relacionadas à atuação fonoaudiológica de pacientes atendidos em clínica de odontopediatria. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Vismara DG, Gejão MG, Silva SMB. Queixas relacionadas à atuação fonoaudiológica de pacientes atendidos em clínica de odontopediatria. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Vismara DG, Gejão MG, Silva SMB. Queixas relacionadas à atuação fonoaudiológica de pacientes atendidos em clínica de odontopediatria. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Habilidades do desenvolvimento em crianças com hipotireoidismo congênito: enfoque na comunicação
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