Estratégias terapêuticas utilizadas na intervenção com alterações de linguagem infantil (2012)
- Authors:
- Autor USP: HERRERA, SIMONE APARECIDA LOPES - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: LINGUAGEM; INFÂNCIA; ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS
- Language: Português
- Abstract: As estratégias terapêuticas utilizadas contemporaneamente na reabilitação da linguagem infantil na grande parte das vezes não são elaboradas para este fim, mas adaptadas de outros contextos (como o pedagógico). Desta forma, como não são sistematizadas, quando há necessidade de um planejamento de intervenção, há dificuldades em encontrar estratégias comprovadamente efetivas, por não haverem trabalhos disponíveis na literatura. O objetivo principal deste trabalho foi coletar e organizar informações numa clínica-escola de Fonoaudiologia a respeito das estratégias terapêuticas utilizadas na intervenção fonoaudiológica com alterações de linguagem infantil. Foram analisados planos diários de terapia de crianças atendidas na Clínica de Linguagem Infantil (Estágio Supervisionado) de Fonoaudiologia da FOB-USP de 2008 a 2011. Foram examinados somente os documentos referentes às crianças que apresentavam alterações de linguagem sem outros comprometimentos (neurológicos, cognitivos e/ou sensoriais). Foram analisados os materiais referentes ao atendimento de 29 crianças, sendo 16 com diagnóstico fonoaudiólogo de atraso de linguagem, 11 com distúrbio fonológico e 2 com distúrbio específico de linguagem (DEL), totalizando 1092 planos diários. Esta análise foi feita por um protocolo criado especificamente para este fim. As estratégias empregadas na intervenção das alterações enfocadas neste trabalho não foram muito variadas, totalizando 40. A maioria delas (44,72%) enfocava o nível fonológico. Algumas foram usadas mais frequentemente, como o bombardeamento auditivo (19,54%) e jogos de nomeação (12,38%). Em contrapartida, estratégias como Repetição, Plantando rabanete, entre outras foram utilizadas apenas uma vez. Constatou-se ainda que, para os casos de DEL, são empregadas estratégias mais variadas,provavelmente porque tal alteração tem mais aspectos linguísticos comprometidos do que os demais quadros analisados.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Katia Flores Genaro"
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ABNT
GUARNIERI, Camilla e LOPES-HERRERA, Simone Aparecida. Estratégias terapêuticas utilizadas na intervenção com alterações de linguagem infantil. 2012, Anais.. Bauru: FOB-USP, 2012. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Guarnieri, C., & Lopes-Herrera, S. A. (2012). Estratégias terapêuticas utilizadas na intervenção com alterações de linguagem infantil. In Anais. Bauru: FOB-USP. -
NLM
Guarnieri C, Lopes-Herrera SA. Estratégias terapêuticas utilizadas na intervenção com alterações de linguagem infantil. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Guarnieri C, Lopes-Herrera SA. Estratégias terapêuticas utilizadas na intervenção com alterações de linguagem infantil. Anais. 2012 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Análise do processo de construção de projeto político-pedagógico: avaliando o passado e o presente para definir o futuro
- Relato de caso: privação sensorial de estímulos e comportamentos autísticos
- O uso da linguagem no autismo de alto funcionamento e na síndrome de Asperger: uma perspectiva pragmática na intervenção fonoaudiológica
- Conhecimento que acompanhantes de pacientes de uma clínica-escola de Fonoaudiologia tem sobre a atuação fonoaudiológica
- Análise das estratégias utilizadas na intervenção fonoaudiológica em linguagem infantil nos diferentes níveis de linguagem
- Relato de caso de criança com privação sensorial que apresenta características e de transtorno do apego
- Habilidades comunicativas verbais no desenvolvimento típico de linguagem: relato de caso
- Orientação fonoaudiológica para familiares de crianças com alterações de linguagem
- Intervenção fonoaudiológica nas alterações das habilidades narrativo-pragmáticas
- Levantamento pós-alta das crianças atendidas no estágio de linguagem infantil da clínica-escola do curso de fonoaudiologia da USP-Bauru de 2000 a 2010
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