Exportar registro bibliográfico

Textos modulares, atividades e tarefas na elaboração de um programa de FLE: compartilhando leituras de uma professora-engenheira (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: FURTADO, MARISA HELENA SCHNEIDER DAVID - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: LÍNGUA FRANCESA (ENSINO); ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO
  • Palavras-chave do autor: Atividades; Interação
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo instigar a reflexão metodológica dos professores de Francês Língua Estrangeira, através da partilha de textos de diversas naturezas elaborados, organizados e apresentados neste trabalho sob a forma de quatro módulos de reflexão: Estabelecendo parâmetros para a pesquisa, Compreendendo tendências, Relatando experiências e Avaliando experiências. Cada um dos textos modulares focaliza um aspecto do processo de constituição gradativa da autora enquanto professora-engenheira de língua estrangeira. Após apontar as principais tendências transversais à Didática do Francês Língua Estrangeira na atualidade, a autorapesquisadora pretende ressaltar a importância – para a aprendizagem de uma língua estrangeira – da prática de tarefas pelos aprendizes, ou seja, atividades significativas mediante a prática da comunicação (PERIS, 1999). A experiência que possibilitou a pesquisa foi realizada em um programa de ensinoaprendizagem do Francês Língua Estrangeira para estudantes universitários de Engenharia inscritos em um curso extracurricular de francês (nível Básico II) oferecido pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas ao longo do segundo semestre de 2009. Embora baseados nos pressupostos teóricos da Abordagem Comunicativa, os procedimentos pedagógicos descritos nesta dissertação experimentam elementos subjacentes à Perspectiva Accional na medida em que pretendem instaurar na sala de aula um novo cenário para a ação sobre o outro através da linguagem: o cenário do fórum em língua estrangeira.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.09.2011
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FURTADO, Marisa Helena Schneider David. Textos modulares, atividades e tarefas na elaboração de um programa de FLE: compartilhando leituras de uma professora-engenheira. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-15082012-102727/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Furtado, M. H. S. D. (2011). Textos modulares, atividades e tarefas na elaboração de um programa de FLE: compartilhando leituras de uma professora-engenheira (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-15082012-102727/
    • NLM

      Furtado MHSD. Textos modulares, atividades e tarefas na elaboração de um programa de FLE: compartilhando leituras de uma professora-engenheira [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-15082012-102727/
    • Vancouver

      Furtado MHSD. Textos modulares, atividades e tarefas na elaboração de um programa de FLE: compartilhando leituras de uma professora-engenheira [Internet]. 2011 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-15082012-102727/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024