Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza (2012)
- Authors:
- Autor USP: FERRAZ, OSVALDO LUIZ - EEFE
- Unidade: EEFE
- DOI: 10.1590/S1517-97022012005000007
- Subjects: NATUREZA; DESENVOLVIMENTO MORAL; EDUCAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: A educação ao ar livre, por meio de cursos no formato expedição, ainda acontece de forma tímida no Brasil. Entende-se por expedição uma experiência educacional contínua, de múltiplos dias, em que alunos e instrutores aventuram-se em um trajeto em área remota da natureza de forma autossuficiente. O presente estudo analisa os cursos desse tipo. Por meio de entrevistas e questionários semiestruturados, investigou-se a aprendizagem dos alunos segundo suas próprias percepções e as dos educadores da instituição, com ênfase no desenvolvimento moral do indivíduo. Como parte do estudo de caso sobre um aluno adolescente participante de um dos cursos, entrevistou-se também uma psicóloga que coordena um abrigo para menores. Os resultados encontrados indicam que os cursos de educação ao ar livre caracterizam-se por experiências que estimulam trabalhos em grupo, debates sobre justiça e solidariedade, e reflexões sobre valores e princípios como coragem, esforço pessoal, disciplina, respeito e superação de limites. Os resultados também indicam que tal proposta educacional aufere experiências sensíveis e de conexão do ser humano com a natureza. Muito embora haja potencial educacional para a educação ao ar livre, a atuação do educador perante seus alunos é fundamental para que as experiências sejam física e psicologicamente seguras, alcancem seus potenciais pedagógicos de desenvolvimento da moralidade e ajudem as pessoas a desenvolverem uma consciência ambiental, manifestada por meio de ações concretas ao retornarem dos cursos para suas comunidades
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Educação e Pesquisa
- ISSN: 1678-4634
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 38, n.2, p. 437-452, abr./jun. 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
KUNREUTHER, Flavio Theodor e FERRAZ, Osvaldo Luiz. Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza. Educação e Pesquisa, v. 38, n. abr./ju 2012, p. 437-452, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000007. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Kunreuther, F. T., & Ferraz, O. L. (2012). Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza. Educação e Pesquisa, 38( abr./ju 2012), 437-452. doi:10.1590/S1517-97022012005000007 -
NLM
Kunreuther FT, Ferraz OL. Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza [Internet]. Educação e Pesquisa. 2012 ; 38( abr./ju 2012): 437-452.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000007 -
Vancouver
Kunreuther FT, Ferraz OL. Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza [Internet]. Educação e Pesquisa. 2012 ; 38( abr./ju 2012): 437-452.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000007 - Evolução do padrão fundamental do movimento correr em crianças: um estudo semilongitudinal
- O desenvolvimento da noção de regras do jogo de futebol
- Em várias partes do mundo a educação física... [Apresentação]
- Clima motivacional e educação física escolar: relações e implicações pedagógicas
- Parâmetros Curriculares Nacionais: Reflexões e Críticas
- Laboratórios didáticos no curso de Licenciatura em Educação Física: um estudo de caso
- Educação Física na Educação Infantil
- O envolvimento das crianças em aulas de Educação Física
- Educação física na educação infantil
- Mapas conceituais, ensino e aprendizagem em educação escolar
Informações sobre o DOI: 10.1590/S1517-97022012005000007 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas