Sentidos construídos por educadores sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e implicações para a prática educativa (2012)
- Authors:
- Autor USP: LORENZI, CARLA GUANAES - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Subjects: HIPERATIVIDADE; ANÁLISE DO DISCURSO; FORMAÇÃO DE CONCEITO; ENSINO FUNDAMENTAL; ATENÇÃO (DEFICIÊNCIA)
- Language: Português
- Abstract: A disseminação do discurso diagnóstico do TDAH, entre profissionais das áreas de saúde e educação e entre o público leigo, indica a necessidade de reflexão acerca de seu uso e implicações na construção de práticas educativas. Nesse artigo, relatamos uma investigação desenvolvida junto a professores do Ensino Fundamental, com o objetivo de compreender o modo como significam o TDAH e as implicações dessa compreensão para o trabalho que desenvolvem junto a esses alunos. Com base em uma metodologia qualitativa de investigação, realizamos entrevistas com onze professoras de uma escola pública de um pequeno município do Estado de São Paulo. Estas entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente, e analisadas considerando o processo de produção de sentidos nas práticas discursivas. Nossa análise indica que as professoras transitam por diferentes sentidos sobre o TDAH, incluindo a compreensão do mesmo como doença ou mimo, sua explicação através de causas orgânicas ou psicossociais e o reconhecimento de sinais e sintomas comportamentais. O uso de tais sentidos aparece relacionado à definição de algumas dificuldades encontradas no trabalho com esses alunos, apontando que o conhecimento acerca do discurso médico de sinais e sintomas típicos do TDAH não necessariamente contribui para uma maior segurança dessas professoras em relação ao trabalho nesse campo. Com base nessa investigação, discutimos a importância da construção de espaços dialógicos junto a esses professores, que os permitam se apropriar do discurso médico de uma maneira mais crítica e reflexiva
- Imprenta:
- Publisher place: Florianópolis
- Date published: 2012
- Source:
- Título do periódico: Sáude Transformação Social
- ISSN: 2178-7085
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 3, n. 2, p. 84-95, 2012
-
ABNT
LORENZI, Carla Guanaes e RISSATO, Glaucia Balan e SILVA, Simone Pereira da. Sentidos construídos por educadores sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e implicações para a prática educativa. Sáude Transformação Social, v. 3, n. 2, p. 84-95, 2012Tradução . . Acesso em: 06 maio 2024. -
APA
Lorenzi, C. G., Rissato, G. B., & Silva, S. P. da. (2012). Sentidos construídos por educadores sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e implicações para a prática educativa. Sáude Transformação Social, 3( 2), 84-95. -
NLM
Lorenzi CG, Rissato GB, Silva SP da. Sentidos construídos por educadores sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e implicações para a prática educativa. Sáude Transformação Social. 2012 ; 3( 2): 84-95.[citado 2024 maio 06 ] -
Vancouver
Lorenzi CG, Rissato GB, Silva SP da. Sentidos construídos por educadores sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e implicações para a prática educativa. Sáude Transformação Social. 2012 ; 3( 2): 84-95.[citado 2024 maio 06 ] - A terapia de grupo como recurso conversacional: o processo de negociação de sentidos em um grupo ambulatorial de curta duração em saúde mental
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