Impasses pedagógicos contemporâneos: um estudo sobre a orientação vocacional em escolas (2012)
- Authors:
- Autor USP: VALENTINI, DEBORAH BULBARELLI - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Subjects: PSICANÁLISE (EDUCAÇÃO); ORIENTAÇÃO VOCACIONAL; ADOLESCÊNCIA (EDUCAÇÃO)
- Keywords: adolescence; adolescência; educação; education; orientação vocacional; Psicanálise; Psycho-analysis; vocational guidance
- Language: Português
- Abstract: O objetivo desta pesquisa é abordar o tema da orientação vocacional em escolas, precisamente, em projetos destinados a alunos do ensino médio. A partir da experiência da autora em um projeto de orientação vocacional em uma escola particular da Grande São Paulo, observou-se que a escolha de uma profissão migrou do ambiente familiar para o escolar. Analisando essa mudança, o trabalho procura evidenciar significativas alterações sócio-econômico-culturais que concorreram para transformar a Orientação Vocacional num projeto (psico) pedagógico. A metodologia utilizada para investigar estas alterações consistiu no levantamento de ideias e ideais que ao circularem discursivamente tem definido ações no campo da educação. Assumiu-se como definição de discurso a proposta por Jacques Lacan, segundo a qual o discurso é condição para que haja laço social. O estudo constata que o discurso capitalista, aliado ao da ciência em sua versão tecnocientificista , tem, por um lado, legitimado a transferência de responsabilidades que outrora eram das famílias para as escolas e, por outro, transformado a educação escolar em mais uma mercadoria disponível ao consumo. Após a descrição pormenorizada do projeto que inspirou esta pesquisa, elencam-se alguns elementos que, diante dessa temática, podem nortear o trabalho do psicanalista em escolas. A conclusão deste estudo propõe que às escolas caberia a função de delimitar a abrangência com a qual o projeto de Orientação Vocacional tem sido proposto. Apartir da teoria psicanalítica, não se propõe a definição de outros projetos como sendo melhores ou mais completos, em vez disso, reitera-se que a escolha de uma profissão é mais uma dentre as muitas escolhas com as quais o adolescente se verá confrontado, e, como toda escolha, será determinada pela posição fantasmática de cada um. Então, na escola, o aluno até poderá ser instruído sobre cursos e carreiras, mas não se aconselha a adoção de projetos que se proponham a instituir um outro que se prontifique a responder sobre o desejo dos adolescentes.
- Imprenta:
- Data da defesa: 31.05.2012
-
ABNT
VALENTINI, Deborah Bulbarelli. Impasses pedagógicos contemporâneos: um estudo sobre a orientação vocacional em escolas. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30072012-153354/. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Valentini, D. B. (2012). Impasses pedagógicos contemporâneos: um estudo sobre a orientação vocacional em escolas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30072012-153354/ -
NLM
Valentini DB. Impasses pedagógicos contemporâneos: um estudo sobre a orientação vocacional em escolas [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30072012-153354/ -
Vancouver
Valentini DB. Impasses pedagógicos contemporâneos: um estudo sobre a orientação vocacional em escolas [Internet]. 2012 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30072012-153354/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas