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Práticas de educadores como política de assistência social: os centros para crianças e adolescentes na cidade de São Paulo (2012)

  • Autores:
  • Autor USP: ROMERO, NAYARA MAGRI - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assuntos: POLÍTICAS PÚBLICAS; ASSISTÊNCIA SOCIAL; EDUCAÇÃO NÃO FORMAL; CRIANÇAS; ADOLESCENTES
  • Palavras-chave do autor: assistência social; Center for Children and Adolescents; centro para crianças e adolescentes; educação não escolar; educador; educator; non-school education; política pública; public policy; social assistance; socioeducativo; socioeducativo
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho se baseia numa pesquisa que pretendeu analisar características de educadores de Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), um serviço previsto pela política pública de assistência social da prefeitura da cidade de São Paulo. Tendo em vista os conceitos de policy maker e burocracia de nível de rua, de Lipsky (1980), o problema de pesquisa proposto foi: quais características daqueles educadores indicam que eles implementam a política de assistência social de maneiras dissonantes das diretrizes da letra da lei? Um pressuposto central é que os educadores exercem poder em sua ação cotidiana devido à discricionariedade possibilitada pelo jogo de forças intrínseco à implementação da política da qual participam. Com isso, suas ações setornam dissonantes das diretrizes da política, o que não significa que deixam de executar e/ou criar política pública em sua prática. A hipótese considerada foi a de que são características relevantes para a prática do educador: i) a orientação das chefias imediatas em experiências atual e prévia; ii) o sentido de sua atuação na vida associativa; iii) o pertencimento ao grupo social local ao qual presta serviços. Para verificação dessa hipótese foram produzidas informações sobre essas características por meio de um survey realizado com 114 educadores que atuam em CCAs da região centro-oeste da cidade, que compreende a área de 4 subprefeituras: Butantã, Lapa, Pinheiros e Sé. Depois, foram entrevistados 12 educadores de 12 CCAs dessassubprefeituras. Concluiu-se que não é relevante para a prática dos educadores a orientação das chefias imediatas bem como morar na mesma comunidade de origem de seus educandos e que, por outro lado, é determinante para sua prática educativa a participação na vida associativa. Foram identificadas ainda outras características que se apresentam como relevantes para sua prática: seu imaginário sobre a função do CCA e do educador; seu entendimento sobre a formação do educador; seu desconhecimento sobre os textos oficiais da política de assistência social; e a importância do educando como fonte para seu trabalho cotidiano.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.05.2012
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ROMERO, Nayara Magri. Práticas de educadores como política de assistência social: os centros para crianças e adolescentes na cidade de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19072012-150704/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Romero, N. M. (2012). Práticas de educadores como política de assistência social: os centros para crianças e adolescentes na cidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19072012-150704/
    • NLM

      Romero NM. Práticas de educadores como política de assistência social: os centros para crianças e adolescentes na cidade de São Paulo [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19072012-150704/
    • Vancouver

      Romero NM. Práticas de educadores como política de assistência social: os centros para crianças e adolescentes na cidade de São Paulo [Internet]. 2012 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19072012-150704/

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