Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo (2012)
- Autores:
- Autores USP: MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB ; COSTA, ALINE ROBERTA ACEITUNO DA - FOB ; BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB ; JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: DEFICIENTE AUDITIVO (REABILITAÇÃO); LEITURA; ESCRITA
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: é comum observar dificuldades na aquisição da leitura e escrita do aluno deficiente auditivo nos diferentes níveis: fonológico; semântico; morfossintático e pragmático. Na aprendizagem da linguagem escrita podese dizer que a dificuldade está na compreensão dos textos lidos. Objetivo: Proporcionar maior fluência na escrita e na compreensão de leitura de indivíduos portadores de deficiência auditiva bilateral de grau moderado a profundo, usuários de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e/ou implante coclear (IC) com dificuldades escolares. Metodologia: participaram desta oficina 8 crianças atendidas na Clínica de Fonoaudiologia de Faculdade de Odontologia de Bauru/ Universidade de São Paulo, entre 9 e 15 anos, alfabetizadas, com dificuldades na produção textual escrita e na compreensão leitora. Foram realizadas intervenções de leitura e escrita utilizando-se uma proposta fechada de intervenção a qual constaram três etapas: avaliação inicial (Qualitativa: Redação, leitura oral, Questões sobre texto lido e os testes padronizados: Teste de Desempenho Escolar- TDE subtestes de leitura e escrita, Compreensão Leitora e Perfil de Habilidades Fonoaudiológicas), sessões pré-definidas de intervenção e reavaliação final com os mesmos testes iniciais. As avaliações pré-intervenção e pós-intervenção foram realizadas individualmente e as sessões terapêuticas foram realizadas em grupo. Resultados: Na avaliação inicial as crianças apresentaram resultados abaixo do esperado para sua faixa etária nos testes descritos. Na compreensão leitora duas crianças não conseguiram compreender nem com auxilio de questões, as outras seis apresentaram compreensão parcial dos textos com auxilio de perguntas, todas apresentaram leitura oral sem pontuação e omissão de letras e palavrasApós seis sessões, os pacientes obtiveram melhora nas avaliações finais, na redação quanto à pontuação, coesão, no teste Compreensão leitora compreenderam os textos propostos, além de apresentarem melhora na leitura oral referente à pontuação, entonação. No TDE subtestes de leitura e escrita, os indivíduos apresentaram melhora na pontuação, porém continuaram abaixo do esperado para a faixa etária, com exceção de uma criança cujo resultado foi esperado para idade. Conclusão: Foi observada melhora na experiência de leitura e escrita para os indivíduos avaliados após participação nas oficinas específicas, sendo que os participantes demonstraram-se motivados com a troca de experiências no grupo
- Imprenta:
- Fonte:
- Nome do evento: Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
ROMERO, Carla Dellela et al. Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo. 2012, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2012. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Romero, C. D., Moret, A. L. M., Costa, A. R. A. da, Tokuhara, F. M., Bevilacqua, M. C., Panelli, M., & Jacob, R. T. de S. (2012). Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Romero CD, Moret ALM, Costa ARA da, Tokuhara FM, Bevilacqua MC, Panelli M, Jacob RT de S. Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Romero CD, Moret ALM, Costa ARA da, Tokuhara FM, Bevilacqua MC, Panelli M, Jacob RT de S. Oficina de leitura e escrita: estratégia para reabilitação do deficiente auditivo. Anais. 2012 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Translation and adaptation of functional auditory performance indicators (FAPI)
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